Na última quarta-feira, a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela básica, o regulamento específico e o plano de ação da Copa Verde 2017. A surpresa foi a ausência de equipes goianas no regional. O torneio começará no dia 29 de janeiro e vai terminar no dia 17 de maio.
Aparecidense e Vila Nova representaram o Estado na edição 2016. Com a recusa dos times da capital (Atlético, Goiás e Vila Nova), a FGF desistiu das suas vagas. A explicação foi dada por André Pitta, presidente da entidade, em entrevista à Rádio 730.
“A decisão é unicamente por conta da falta de datas disponíveis para disputa do Campeonato Goiano e da Copa Verde. Como não foi possível se adequar a essas condições, nós decidimos abrir mão. No ano passado, as datas da Copa Verde confrontavam com as datas disponíveis para disputa do Campeonato Goiano”.
As equipes já confirmadas para a disputa do regional são: Galvez, Nacional, Ceilândia, São Raimundo, Águia de Marabá, Fast Clube, Santos-AP, Atlético-AC, Remo, Luverdense, Tocantins, Rio Branco, Operário-MS, Luziânia, Cuiabá e Paysandu, atual campeão.
Confira a nota publicada pela CBF:
“Diante da desistência da Federação Goiana de participação na Copa Verde 2017 em decorrência da revisão do calendário, publicada em 18/11, informamos que a competição contará com 11 federações, cujos critérios técnicos de participação estão devidamente descritos no regulamento ora publicado”.