Próximo adversário do Vila Nova, o Botafogo/PB vive sua 18ª participação na Série C, a sétima consecutiva desde que conseguiu o acesso da Série D em 2013. O “Belo”, como é conhecido, mede forças com o Tigre no sábado (12), às 17h, no Almeidão.
Em 12 jogos como mandante na atual temporada, o Botafogo/PB conquistou seis vitórias, cinco empates e foi derrotado em uma oportunidade, na 3ª rodada da Série C, pelo Santa Cruz, por 2 a 1.
Mais do Tigrão:
-> Vila Nova não registra novos casos de Covid-19 no elenco
-> Fabrício destaca força do Vila Nova e enaltece marca de 195 minutos sem sofrer gols
-> Vila Nova deve repetir escalação contra o Botafogo/PB
Além disso, o elenco alvinegro conta com oito jogadores com passagens no futebol goiano: o goleiro Samuel (defendeu a Anapolina em 2011); zagueiro Fred (defendeu o Goiás em 2015); lateral-esquerdo Mário Sérgio (revelado pelo Goiás em 2011 e com passagens por Itumbiara, Trindade e Aparecidense); lateral-esquerdo Christianno (defendeu o Vila Nova em 2014 e 2016); lateral-direito Marcos Martins (defendeu o Atlético Goianiense em 2012); volante Everton (defendeu o Atlético Goianiense em 2017); meia Higor Leite (defendeu o Goiás em 2016); e o atacante Ramon (defendeu o Vila Nova em 2018)
História
O Botafogo Futebol Clube foi fundado em 28 de setembro de 1931, em meio ao clima da Revolução de 1930 e os acontecimentos políticos, por um grupo de estudantes paraibanos que tinham como passatempo predileto participar das peladas nas dezenas de terrenos baldios, ainda existentes, nos arredores de suas residências. E esse grupo de atletas adolescentes fundaram o clube.
A alcunha de Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo/PB, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
O Alvinegro da Estrela Vermelha foi Campeão Brasileiro da Série D em 2013, vice-campeão da Copa do Nordeste de 2019 e possui 30 títulos estaduais. O mascote do clube é o Xerife, uma criação do cartunista paraibano Luzardo Alves, no início da década de 70. Intitulado “Botinha, o Xerife do Nordeste”, o personagem original foi inspirado em um cachorro do artista, nas cores preto e branco (igualmente ao time).
Desempenho em 2020
Até o momento, na temporada, o Alvinegro da Estrela Vermelha disputou 28 partidas – sendo 12 pelo Campeonato Paraibano, duas pela Copa do Brasil, nove pela Copa do Nordeste e cinco pela Série C -, tendo conquistado 10 vitórias, 12 empates e sofrido seis derrotas. O ataque balançou as redes adversária 31 vezes, enquanto a defesa foi vazada em 29 oportunidades.
No Estadual, o Botafogo/PB fez uma campanha invicta na primeira fase, em 10 partidas disputadas foram cinco vitórias e cinco empates, chegando como favorito à fase final do Estadual. No entanto, na semifinal após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Belo foi derrotado pelo mesmo placar e acabou eliminado nas penalidades máximas para o Treze.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
Na Copa do Nordeste, a equipe alvinegra se classificou para as quartas de final na última rodada, após empatar com o Vitória pelo placar de 1 a 1. Nas quartas de final, o Bahia eliminou o Botafogo, ao vencer por 3 a 1, no tempo regulamentar.
Pela Copa do Brasil, o Botafogo/PB eliminou o Atlético de Alagoinhas/BA, após empatar sem gols jogando no Estádio Carneirão, na Bahia. Na segunda fase da competição, o adversário foi o Fluminense, que venceu por 2 a 0 e eliminou o Alvinegro.
Já na Série C do Campeonato Brasileiro, o Belo ocupa a sexta posição no Grupo A com cinco pontos conquistados de quinze possíveis. Em cinco partidas foram uma vitória, dois empates e duas derrotas. O Botafogo/PB foi derrotado por Ferroviário/CE e Santa Cruz; empatou com Manaus e Jacuipense/BA; e venceu o Imperatriz/MA.
O time
O Belo é treinado por Rogério Zimmermann, desde o dia 10 de agosto, quando chegou ao clube para substituir Mauro Fernandes, demitido após a eliminação para o Treze, nas semifinais do Campeonato Paraibano deste ano.
Zimmermann é o quarto técnico a comandar o Botafogo/PB na temporada. Antes dele passaram Evaristo Piza, Mauro Fernandes e o interino Warley Silva (auxiliar técnico permanente do clube).
No comando do Alvinegro da Estrela Vermelha, o técnico gaúcho disputou 4 partidas tendo conquistado uma vitória, dois empates e sofrido uma derrota; aproveitamento de 41,66% de aproveitamento.
Os destaques do elenco do Botafogo/PB são os experientes: goleiro Felipe (bicampeão da Copa do Brasil 2009/2013, campeão da Série B em 2008 e campeão da Série C em 2007) e o lateral-direito Léo Moura (bicampeão da Copa do Brasil 2006/2013, campeão da Série A em 2009, campeão da Libertadores em 2017 e da Recopa Sul-Americana em 2018).
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
Inclusive, o lateral disputou apenas sete partidas com a camisa alvinegra. A última vez que Léo Moura esteve em campo foi em 15 de março, contra o Nacional de Patos, pelo Campeonato Paraibano. Após se recuperar de lombalgia, sofrida durante a paralisação do futebol, vem trabalhando com bola há algumas semanas e poderá voltar à ativa no sábado.
No entanto, o Belo tem três desfalques para o duelo contra o Vila Nova: o meia Juninho recebeu o terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Mário ainda se recupera de uma entorse no joelho e o zagueiro Fred também sofreu uma entorse no joelho, contra o Imperatriz, e não joga.
Time-base: Felipe; Kellyton (Léo Moura), Donato (Luis Gustavo), Marcelo Xavier e Christianno; Vitinho, Mineiro (Wellington), Higor Leite e Rodrigo Andrade; Ramon e Lohan.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.