5.6 C
New York
quinta-feira, julho 18, 2024
InícioQuadraFutsalBatizado pela fé, Kiryos ganha espaço no futsal goiano e sonha grande

Batizado pela fé, Kiryos ganha espaço no futsal goiano e sonha grande

Há 14 anos, o professor Salatiel Gomes buscava um nome para sua nova escolinha de futsal. Foi aí que um dos fiéis da igreja que ele frequentava sugeriu: Kiryos. Do grego, o termo significa Senhor, Lorde ou Mestre. Era o impacto que o profissional desejava para o seu novo projeto.


De 2007, quando nasceu a escolinha, até hoje, o trabalho foi árduo, mas rendeu conquistas. Sediado em Anápolis, o Kiryos já levou títulos estaduais – da Copa Goiás e Campeonato Goiano – nas categorias sub-7, sub-8, sub-11 e sub-12.

Mais do futsal
Veja os resultados da Copa Goiás

- Anúncio -

O caminho até a glória ao nível regional, porém, foi árduo. A escolinha, antes chamada de DM, começou no Bairro Santa Maria, depois, já batizada como Kiryos, chegou ao Centro. O trabalho começou em torneios locais, mas já com o crescimento em vista.

“Fomos trabalhando só jogando regionais, Jogos Abertos, Copa Sesc, mas sempre querendo atuar em competições federadas”, revelou Salatiel. “Foi em 2019 que jogou pela primeira vez um torneio da FGFS”, lembrou. Há cinco anos, o Kiryos estreava com times nas categorias sub-7 e sub-11, já com título da última categoria. 

A pandemia de Covid-19 veio, mas não freou o time anapolino. Salatiel foi em busca de parcerias e encontrou nos colegas Rogério Garcez e Cristiano Pontes, que tocam outras duas escolinhas na cidade, a força necessária para ampliar os horizontes do Kyrios. Juntos, eles criaram o Projeto KEG.

“Fortalecemos nossas equipes e entramos com mais times nas competições, jogando do sub-7 ao sub-12 na época. Fomos campeões no sub-8, no sub-7 do Goiano em 2022. Em 2023, vice-campeões goianos no sub-14, sub-10 e campeão sub-12”, destaca.

Em 2022, o time de Anápolis se aventurou na Liga Candanga de Futsal e trouxe taças nas categorias sub-7 e sub-11. No ano passado, foi vice-campeão do Brasileiro de Ligas de Futsal.

Sozinha, a escolinha do Kiryos tem 150 alunos, das categorias sub-6 ao sub-16. No entanto, a estrutura do Projeto KEG, com as outras duas parceiras, atende 400 jovens atletas. A equipe tem mais de dez profissionais e uma meta ambiciosa. Consolidado em Goiás, o time anapolino agora quer alçar voos nacionais.

“Nós já conseguimos um grande espaço no estado, agora queremos crescer a nível nacional. Alguns atletas nossos já saíram de Anápolis e foram para outros clubes grandes do Brasil, como o Wendel, no Flamengo. Nosso objetivo é jogar a Taça Brasil e, quem sabe, buscar degraus maiores, como a Copa do Brasil ou até uma Liga Nacional”, reforça Salatiel.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P