O pontapé inicial do Goianão 2017 será dado neste sábado, dia 28 de janeiro. A partir das 16h30, Atlético e Vila Nova disputam, no Serra Dourada, o clássico AtleTigre. Será a abertura da 74ª edição do principal estadual do Centro-Oeste.
As duas equipes sonham com o título. Para o Dragão, o objetivo é, além da taça, preparar o time para a elite do futebol brasileiro. Já o Tigrão tenta colocar fim em um incômodo jejum: 15 anos sem ganhar o troféu do Campeonato Goiano.
Lado rubro-negro
Depois do inédito (e incontestável) título da Série B, o Atlético perdeu vários atletas importantes, como Marllon, Matheus Ribeiro, Pedro Bambu e Gilsinho. Além disso, 11 jogadores foram contratados pela diretoria. Destes, seis devem iniciar o confronto entre os titulares. Recém-contratado, o atacante Negueba ainda não foi regularizado e não poderá estrear.
Outro remanescente é o técnico Marcelo Cabo, que admitiu a ansiedade pelo início do torneio. “Grande expectativa. Bate aquela ansiedade, principalmente para saber como a equipe vai se portar depois de muitos dias de pré-temporada. Esperamos fazer um grande jogo, sabemos que clássico não tem favorito. É um duelo muito tradicional e precisamos respeitar isso”.
Lado colorado
O Vila Nova também passou por grande reformulação após a campanha segura na segunda divisão. O mercado da bola foi bastante agitado pelos lados do OBA, a começar pelo comando técnico. Mazola Júnior foi o escolhido para substituir Guilherme Alves. O atacante Moisés é dúvida para o confronto, após sofrer uma pancada no joelho.
A vitória sobre o Flamengo, em amistoso de pré-temporada, animou a torcida. Mesmo assim, o zagueiro Wesley Matos prega respeito ao adversário e garante que a os atletas não compartilham essa empolgação das arquibancadas. “O conjunto deles é muito forte, no ano passado foi muito forte. Isso é característica do Marcelo (Cabo). Então, temos que estar atentos a todos os setores para que possamos sair vencedores deste clássico”.
Retrospecto
De acordo com o Futebol de Goyaz e suas Histórias, o jogo deste sábado será o AtleTigre 221. E quem leva vantagem é o Atlético, que venceu 79 vezes. Já o Vila levou a melhor em 72 oportunidades.
Em 2016, o clássico aconteceu três vezes. No estadual, o Tigre ganhou por 1 x 0 (gol de Roger). O time rubro-negro venceu, de virada, por 2 x 1 no primeiro turno da Série B. Fabinho (Vila), Júnior Viçosa e Pedro Bambu marcaram os gols da partida. No segundo turno, o confronto terminou sem gols: 0 x 0.
FICHA TÉCNICA
Atlético x Vila Nova
Data: 28/01/2017
Horário: 16h30
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Eduardo Tomaz (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO) e Leone Carvalho (GO)
4º árbitro: Rubens Paulo dos Santos (GO)
ATLÉTICO: Kléver; Daniel Borges, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Abuda, Betinho, Luiz Fernando, Jorginho e Willians; Júnior Viçosa.
Técnico: Marcelo Cabo.
VILA NOVA: Wendell; Maguinho, Brunão, Wesley Mattos e Johnatan; PH, Fagner, Marcos Serrato e Hiroshi; Wallyson e Vandinho (Moisés).
Técnico: Mazola Júnior.