O troféu do Campeonato Goiano vai mais uma vez para a galeria do Atlético Goianiense. Foi sofrido, mas o Dragão bateu o Goianésia por 5 a 3, nos pênaltis, após o empate em 1 a 1 no tempo normal, no Antônio Accioly, neste sábado (27).
Foi o segundo título seguido do clube campineiro e o 15º no geral. Com isso, os rubro-negros igualam o Vila Nova em segundo na lista de maiores campeões estaduais, atrás apenas do Goiás.
Mais do Goianão
Reveja a partida na íntegra
A final começou com equilíbrio e muita movimentação. Os dois times começaram a assustar depois dos 20 minutos. A melhor chance do Azulão foi aos 22, quando Andrezinho cobrou falta e obrigou Jean a fazer excelente defesa. Do lado rubro-negro, a grande bola foi de Arnaldo, que acertou a trave numa batida de fora da área. Wellington Rato também arrematou duas vezes com perigo, mas o gol não saiu.
O Dragão voltou aceso na etapa final e marcou logo aos três minutos. Dudu recebeu na direita e cruzou rasteiro. O artilheiro Zé Roberto completou de carrinho e mandou para as redes. Depois do gol, o Atlético recuou e viu o Goianésia quase empatar em dois lances. No primeiro, Jean tirou o cruzamento venenoso de Bruno Leite. Depois, Vanilson quase acertou o gol num cabeceio.
A valentia do Azulão foi premiada na parte final do jogo. Aos 30, Wilton Sampaio marcou toque de mão de Dudu na área. Vanilson cobrou com raiva, no meio do gol, e empatou a partida. O empate levou a decisão para a marca da cal.
Pênaltis
Na decisão por pênaltis, Jean, Chico, João Victor, Roberson e Zé Roberto anotaram para o Dragão, mantendo a sequência perfeita.
Fabinho, Dudu Itapajé e Vanilson converteram para o Azulão, mas Iran mandou no travessão.
Ficha técnica:
Atlético 1 (5) x (3) 1 Goianésia – final do Goianão 2020
Data: 27 de fevereiro de 2021
Horário: 16h30
Local: Antônio Accioly; Goiânia, GO
Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Bruno Pires
Árbitro de Vídeo: Eduardo Tomaz
Auxiliares de vídeo: Jefferson e Leone Carvalho
Amarelos: Dudu, João Victor (ACG); Márcio Luiz, Dudu Itapajé (GNS)
Gols: Zé Roberto, aos 3’2T (ACG); Vanilson, aos 34’2T (GNS)