A quatro dias do confronto mais importante do Atlético-GO no ano, o time segue se preparando para enfrentar o Guarani no próximo sábado (25), às 17h, no Antônio Accioly. Jogando em casa, o Dragão só perdeu para o Bugre uma vez em toda a história, há quase 40 anos. No retrospecto geral, os goianos também levam vantagem sobre os paulistas.
Mais do Dragão
Sem baixas, Jair Ventura terá ‘time ideal’ na decisão contra o Guarani
“Seria irresponsável”, diz Adson, negando possibilidade de ‘mala branca’
O primeiro encontro entre Atlético-GO e Guarani em uma partida de futebol ocorreu em um amistoso em 26 de abril de 1958, quando as equipes empataram por 1×1 em Goiânia. No total, foram 20 jogos entre os times, com dez vitórias do Dragão, seis do Bugre e outros quatro empates.
Como mandante, o Atlético-GO sustenta uma marca ainda mais expressiva: ganhou seis vezes, empatou três e perdeu apenas uma. Essa única derrota aconteceu em 19 de outubro de 1986, há 37 anos, quando o Bugre derrotou o Dragão por 3×0 no Serra Dourada, pelo Brasileirão daquele ano.
No Antônio Accioly, o Atlético-GO jamais perdeu para o Guarani. Contudo, para sermos justos, ambos só se enfrentaram uma vez no local até hoje – em 6 de junho de 2019, pela Série B. Naquela ocasião, o Dragão triunfou por 1×0. Coincidentemente, foi a última vez que os goianos ganharam dos paulistas. Desde então, foram duas derrotas como visitantes.
Com um bom retrospecto geral, especialmente dentro de casa, contra o Guarani, o Atlético-GO precisa vencer neste final de semana para ter mais chances de subir para a Série A de 2024. Ainda assim, precisará de um tropeço do Juventude ou do rival Vila Nova.