A festa é atleticana pelo terceiro ano consecutivo. Pela primeira vez na história, o Atlético-GO é tricampeão goiano. Neste domingo (7), o Dragão voltou a dominar e vencer o Vila Nova, desta vez por 3 a 1, no Antônio Accioly, e confirmou mais um troféu para sua galeria.
Este é o 18º título estadual rubro-negro. O clube abre vantagem para os colorados – que não levantam o caneco há 19 anos – e fica a dez do Goiás, maior campeão do estado.
Mais do futebol goiano
Reveja o jogo na íntegra
O domínio rubro-negro foi total logo de cara. O time de Jair Ventura parecia mimetizar o que ocorreu na ida e pressionou o rival Vila Nova. Foi num contragolpe, aos 12, que nasceu o primeiro gol. Alejo Cruz arrancou e cruzou. Anderson Conceição desviou e acertou o próprio travessão. Por ironia do destino, a bola caiu nos pés de Luiz Fernando, que converteu e se tornou artilheiro isolado, deixando o esmeraldino Paulo Baya para trás.
O Dragão seguiu no comando das ações, mas os visitantes igualaram o marcador na bola parada, quando Roberto serviu Alesson, que testou firme para as redes. O gol animou os colorados, que chegaram em ataques esporádicos e assustaram Ronaldo. No fim da primeira etapa, porém, o Atlético-GO ampliou a vantagem na decisão noutro contra-ataque. Desta vez, Luiz Fernando deixou Emiliano Rodríguez na cara de Dênis Júnior, e o uruguaio não desperdiçou.
O ritmo do segundo tempo foi todo ditado pelo time da casa. Claramente superior, o Dragão acelerou e segurou o jogo quando quis. O Tigrão ainda assustou numa finalização de Henrique Almeida, defendida por Ronaldo, mas qualquer esperança restante foi obliterada com o terceiro gol, de Emiliano Rodríguez, aos 24. Pouco depois, após revisão no VAR, Igor Bolt acabou expulso e não esteve nos minutos finais da festa atleticana.
Ficha técnica
Atlético-GO 3 x 1 Vila Nova
Jogo de volta da final do Goianão
Data: 7 de abril de 2024
Horário: 16h
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: Bruno Pires e Fabrício Vilarinho
VAR: Pablo Ramon (Fifa/RN)
Amarelos: Baralhas, Alix, Shaylon (ACG); Eric, Fernandão (VNO)
Vermelho: Igor Bolt (VNO)
Gols: Luiz Fernando, aos 12’1T, Emiliano Rodríguez, aos 51’1T e aos 24’2T (ACG); Alesson, aos 28’1T (VNO)