Três times goianos estão garantidos na Copa do Brasil de 2025. Mesmo sem a conclusão das semifinais, Atlético-GO, Aparecidense e Vila Nova se firmaram com as três melhores campanhas do Goianão de 2024. Portanto, ficam com as vagas destinadas via estadual. Goiânia, Goiás e Anápolis ainda têm chances, mas em outras circunstâncias.
Mais do futebol goiano
Atlético-GO volta a bater o Goiânia e confirma vaga na final pelo terceiro ano seguido
Lúcio Flávio quer cuidado com o Vila mesmo com vantagem: “cada jogo tem seu momento”
De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, as três melhores equipes do Goianão conquistam as vagas para a próxima edição da competição nacional. Ao se classificar para a final estadual, o Atlético-GO automaticamente vai terminar o torneio com uma das duas melhores campanhas. Desta forma, a vaga na Copa do Brasil está assegurada.
As outras duas vagas ficariam entre Aparecidense, Vila Nova e Goiânia, os outros semifinalistas. No entanto, como o Galo foi eliminado e a sua pontuação geral é menor do que a dos outros dois times, a equipe alvinegra termina o Goianão de 2024 com a 4ª colocação geral. Assim, Camaleão e Tigre se garantem na Copa do Brasil de 2025.
Chances de Goiânia, Goiás e Anápolis
Levando em conta a classificação geral do Campeonato Goiano, o Goiânia ficou em 4º, o Goiás em 5º e o Anápolis em 6º. Para o Galo ir à Copa do Brasil de 2025, ele precisa que o Atlético-GO consiga uma vaga para a Libertadores de 2025 ou fature o título da Copa do Brasil de 2024. Outro cenário é o Vila Nova ganhando a Copa Verde ou a Série B deste ano.
No caso do Goiás, ele precisa que os rivais Atlético-GO e Vila Nova abram mais uma vaga para o estado ao se encaixarem em algum dos cenários listados acima. Outra possibilidade é o próprio esmeraldino levantar a taça da Série B de 2024.
Já o Anápolis tem possibilidades mais remotas. Para conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2025, todos os três cenários precisam se concretizar: vaga na Liberta ou título da Copa do Brasil de 2024 do Atlético-GO, título da Copa Verde do Vila Nova e título da Série B do Goiás.