O Atlético chegou à 18ª derrota no Brasileirão da Série A. O Dragão até criou chances e teve boas oportunidades, mas as desperdiçou e viu Ricardo Oliveira marcar o gol da vitória do Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro.
Com a derrota, o Rubro-Negro permanece com 26 pontos e está a sete do Vitória, primeira equipe fora do Z4. O Leão Baiano, a propósito, é o próximo adversário atleticano. O duelo será no domingo, 29, às 18h, no Barradão.
Peixe mais eficiente
O jogo foi aberto na Vila Belmiro. Sem muito compromisso, Santos e Atlético atacaram bastante e protagonizaram um confronto interessante. A primeira boa oportunidade foi rubro-negra, em chute de Walter à distância. O Peixe respondeu três minutos depois e, para a sorte goiana, Marcos fez grande defesa após finalização de Copete em cruzamento de Jean Mota.
O lance mais curioso foi aos 28 minutos. A arbitragem considerou que Lucas Veríssimo recuou a bola para Vanderlei e marcou tiro livre indireto na linha da pequena área. Na cobrança, Walter soltou uma bomba. A bola explodiu em Copete, que salvou os donos da casa.
Marcos voltou a aparecer defendendo uma pancada de Lucas Lima. Contudo, no ataque seguinte, o goleiro nada pôde fazer. O camisa 10 santista cobrou escanteio na cabeça de Ricardo Oliveira, que subiu mais que todo mundo e tocou para as redes para abrir o placar.
Apesar do gol, o Atlético não desanimou. Andrigo conseguiu bom arremate após jogada de Jorginho. Depois, o próprio Jorginho bateu assustando Vanderlei. A melhor chance foi no final da primeira etapa, quando Walter deu bela bola para o camisa 10 atleticano mandar uma bomba no travessão.
Lá e cá
O segundo tempo continuou com as duas equipes dispostas a atacarem. Logo aos dois minutos, o Santos chegou com Copete, que cruzou para a área e quase viu Lucas Veríssimo chegar a tempo para colocar a bola nas redes. Jorginho respondeu à altura no lance seguinte, finalizando da área em cima da defesa santista.
Em ritmo alucinante, o jogo seguiu com chances de lado a lado. Aos seis minutos, Jean Mota arrematou da área e acertou a trave de Marcos. Na sequência Luiz Fernando fez boa jogada e finalizou para ótima defesa de Vanderlei, que ainda tirou a possibilidade de rebote afastando com os pés.
Depois do início acelerado, os times diminuíram o ritmo. O Peixe soube manter a vantagem e parou de sofrer sustos, embora não tenha criado mais lances perigosos. Já no final da partida, as coisas voltaram a esquentar. Aos 38, Lucas Lima deu bela bola para Ricardo Oliveira chutar. Marcos apareceu e fez mais uma defesa. O centroavante finalizaria ainda mais uma vez, após jogada individual, para outra boa intervenção do arqueiro atleticano.
Ficha Técnica
Santos x Atlético
Data: 22 de outubro de 2017
Horário: 17h
Local: Vila Belmiro; Santos, SP
Árbitro: Pericles Cortez (PE)
Assistentes: Clóvis da Silva (PE) e Cleberson Leite (PE)
Amarelos: Alison (SAN); André Castro (ACG)
Gol: Ricardo Oliveira, aos 30’1T (SAN)
Santos: Vanderlei; Zeca, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison (Yuri), Matheus Jesus, Lucas Lima e Serginho (Renato); Copete (Lucas Crispim) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi.
Atlético: Marcos; Jonathan (Ronaldo), Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; André Castro (Diego Rosa), Paulinho, Andrigo, Jorginho e Luiz Fernando (Igor); Walter.
Técnico: João Paulo Sanches.