O Estádio Serra Dourada foi liberado para a realização de partidas e outros eventos após mais de dois anos. A liberação ocorreu nesta sexta-feira (1), após a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol (GFUT) do Ministério Público de Goiás.
A previsão é que o local seja reaberto no dia 14 de maio, na partida entre Vila Nova e Fluminense, válida pelo jogo de volta, da terceira fase da Copa do Brasil 2022. A diretoria do Tigre já havia dito que pretendia utilizar a praça esportiva para o confronto.
Mais do futebol goiano:
Final do Goianão terá árbitro paulista
Vinícius está fora do duelo da final
Presidente fala que jogadores estão com “sangue nos olhos”
Inicialmente, existia a expectativa que o TAC fosse assinado ainda em janeiro. Entretanto, o MP pediu que mais ajustes fossem realizados pela Seel, como reforma dos banheiros que está em andamento, mas que não impossibilita as atividades na área de jogos, intervenções no sistema elétrico, hidráulico, combates a incêndio, contratação de setoristas para guiar visitantes, além de implantação de biometria nas entradas do Serra Dourada.
A iluminação contará com a ampliação da capacidade de refletores para 2500 lux, possibilitando a realização de campeonatos da CBF e Conmebol, que tem uma exigência maior com relação a estrutura do estádio.
Outras mudanças que ocorreram foram: a instalação de um novo sistema de monitoramento, revitalização do gramado e nova pintura interna para os setores de arquibancadas e cadeiras. O estádio tem todos os laudos necessários para retomar as atividades esportivas e demais eventos.
Durante o período em que decretos impediram a presença de público no estádio devido à disseminação da Covid-19, o local passou também por outras melhorias como: adequação de guarda-copos das cadeiras e arquibancadas, substituição de mangueiras de comabte a incêndios, aumento de extintores.
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues, afirmou que os ajustes estão em andamento e que o Serra Dourada está preparado para retomar as atividades esportivas.
“O Serra Dourada está apto para receber os jogos novamente. É um grande diamante que temos e que está sendo lapidado. Iniciamos os ajustes a curto prazo, já começamos as ações e planos para médio prazo e temos também objetivos a longo prazo”, disse o secretário.
Além do secretários estavam presentes para assinar o documento, os promotores Diego Osório, coordenador do Grupo de Atuação de Grandes Eventos de Futebol (Gfut), e Aylton Flávio Vechi, procurador geral de justiça, do MP-GO. Foram convidados correspondentes de Goiás, Vila Nova e Atlético/GO, porém apenas o responsável pelo Tigrão compareceu ao local.
A última partida que ocorreu no Serra Dourada foi entre Goiás e Grêmio, no dia 8 de dezembro de 2019. Na ocasião, o Verdão venceu o Imortal pelo placar de 3 a 2. A partida foi válida pela 38° e última rodada do Brasileirão Série A 2019.