Em confronto definido na disputa por pênaltis, o Atlético-GO eliminou o ASA-AL na noite desta quarta-feira (19), no Fumeirão. A partida, válida pela primeira fase da Copa do Brasil, terminou empatada em 1 a 1, e, devido a mudança na regra que não dá a vantagem do empate para o visitante, teve que ser decidida na cobrança de pênaltis. Na disputa, o Dragão se deu melhor e venceu por 6 a 5 após Tibiri isolar a última penalidade.
O Atlético-GO volta a campo contra o Goianésia no próximo domingo (23), às 16h, no estádio Antônio Accioly. Já o ASA-AL foca sua atenção no Campeonato Alagoano, em que enfrenta o CSA pela segunda partida das semifinais.
Mais da Copa do Brasil:
Veja como foi o confronto
O primeiro tempo começou movimentado. Com um minuto de jogo o Atlético-GO já havia feito duas faltas e o zagueiro Alix foi amarelado após falta em Zé Artur.
O ASA dominou boa parte do primeiro tempo e teve as primeiras chances. Aos 20 minutos, Júnior Viçosa inverteu a jogada para Charles, que recebeu a bola na ponta esquerda da área e finalizou de primeira, mas a bola foi para fora.
Dois minutos depois, após cobrança de escanteio do Fantasma, a bola sobrou para Fabrício do lado direito da área; o camisa 08 chutou fraco, nas mãos do goleiro Ronaldo.
Aos 36 minutos, o Atlético levou perigo pela primeira vez. A bola sobrou para Willian Pottker pela ponta direita da área e o atacante finalizou por cima do gol. Dois minutos depois o alvinegro respondeu, após cobrança de escanteio a bola sobrou para Sammuel, que arriscou de fora da área e obrigou o Ronaldo a fazer bela defesa.
A máxima do futebol “quem não faz leva” se fez presente nesta partida. Os mandantes teve mais chances, mas foi o Dragão quem abriu o placar. Aos 41 minutos, Caio Dantas recebeu passe do Willian Pottker, girou em cima da marcação e bateu no canto esquerdo inferior, sem chance para o goleiro Matheus Vinícius.
O ASA voltou melhor para a segunda etapa. Aos 11 minutos, Keliton fez bela jogada pela direita e tocou para Viçosa, que finalizou, mas a bola desviou em Alix e passou tirando tinta da trave esquerda.
O Fantasma foi recompensado aos 21 minutos. Viçosa fez bela jogada pela esquerda e cruzou para a área, onde estava Keliton, que dominou e bateu para o gol; o goleiro Ronaldo até tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol de empate.
E só deu ASA no segundo tempo. Aos 31 minutos, Paulinho arriscou de muito longe, mas a bola foi para fora pelo lado esquerdo do gol. Apesar das tentativas do mandante, a falta de efetividade de ambas as equipes levou a definição para a disputa de pênaltis, uma vez que não há mais a vantagem do visitante.
Nas cobranças de pênaltis as duas equipes tiveram dois erros nas primeiras três cobranças e levaram a disputa para as alternadas. Após 16 cobranças, Tibiri foi para a bola e isolou. Com o resultado, o Atlético-GO conseguiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
Ficha Técnica
ASA-AL 1(5)x(6) Atlético-GO
1ª fase da Copa do Brasil
Data: 16/02/25
Horário: 21h30
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP);
Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli (SP);
Assistente 2: Raphael de Albuquerque Lima (SP);
4º Árbitro: Jonata de Souza Gouveia (AL);
Gols: Caio Dantas (41′ – 1T) – (ACG); Keliton (21′ – 2T) – (ASA);
Amarelo: Alix Vinícius (ACG); Marcinho (ACG); Paulinho (ASA); Zé Artur (ASA);