A Anapolina conquistou a vaga na Copa do Brasil 2027, após chegar nas semifinais do Goianão. A Rubra venceu a Jataiense por 1×0, neste domingo (15), e selou sua passagem entre os quatro melhores do estadual. O Goianão cede quatro vagas (todas das semifinais) para o torneio naciona. A Xata retorna à competição após 11 anos distante.
Mais do futebol goiano:
Veja como está a tabela do Goianão
A última participação ocorreu em 2015, quando acabou sendo eliminada na primeira fase, para o Vitória da Bahia. Derrota na ida no Jonas Duarte, por 2×1, e empate na volta por 1×1, no Barradão. Em 2027, será a quinta participação da Anapolina na maior competição eliminatória brasileira.
Em todas as participações, a Rubra foi eliminada na primeira fase. Tudo começou em 2001, quando perdeu para o Santos na ida por 2×1, em Anápolis, e na volta, goleada por 5×1, na Vila Belmiro. Em 2002, caiu para o Juventude, derrota por 3×1 no Jonas Duarte, e em eliminação para o Náutico.
O Timbu venceu por 2×1 no Jonas Duarte e no segundo jogo, 3×1, nos Aflitos. Em 2027 o atual modelo ainda vai vigorar. Desta forma, a primeira fase será de jogo único, quem vencer avança, empate leva a decisão para as penalidades. Além da vaga na Copa do Brasil, a Xata garantiu presença na Série D, a última participação ocorreu em 2019.

