O Anápolis pode tornar-se o terceiro clube de Goiás a conquistar o acesso na Série D. Classificado às quartas pela primeira vez, o Galo da Comarca tenta se juntar a Crac e Aparecidense, que já obtiveram o feito uma vez cada.
O Leão do Sul foi o pioneiro. Em 2012, nas quartas, os alvicelestes derrotaram o Friburguense-RJ, após vitória por 2 a 0 em Catalão e revés por 3 a 1 no Rio de Janeiro, quando o gol fora ainda era critério de desempate, e subiram. Os goianos acabaram como vice-campeões da edição.
Mais do futebol goiano
Ariel prega respeito ao Iguatu, mas vê time pronto para subir
O estado só voltou a ter uma equipe entre as quatro melhores da Série D em 2021. Depois da eliminação para o Mirassol no “jogo do acesso” do ano anterior, a Aparecidense passou pelo Uberlândia, com 2 a 1 no agregado, e acabou campeã, derrotando ainda ABC, na semifinal, e Campinense, na decisão.
O Anápolis é o quarto clube de Goiás a chegar à fase de quartas da Série D, que decide os times que disputarão a Série C do ano seguinte. A Anapolina, arquirrival tricolor, se classificou duas vezes para esta etapa, em 2011, quando foi eliminada pelo Tupi-MG, e 2016, quando o algoz foi o Londrina.
A partida de ida entre Galo da Comarca e Iguatu será no Jonas Duarte, no próximo fim de semana. A volta vai ocorrer no Ceará, uma vez que o time do Nordeste fez melhor campanha até aqui.