O Anápolis está de volta ao mata-mata do Brasileirão Série D após seis anos. A equipe obteve o feito após o empate em 1 a 1, com o Iporá na tarde deste domingo (26), no Estádio Ferreirão, em Iporá.
Com o resultado o Galo da Comarca chegou a 24 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo quarto colocado Operário que tem 15. A última vez que o Tricolor avançou à segunda fase da competição foi no ano de 2016, a mesma temporada onde o clube foi vice-campeão goiano, ao perder nos pênaltis para o Goiás.
Mais do Futebol Goiano
Pedro Raul decide e dá vitória ao Goiás
Na ocasião, a quarta divisão nacional possuía uma formato com 17 grupos com quatro equipes cada. O Tricolor classificou em segundo lugar, com os mesmos 11 pontos do líder 7 de Setembro/MS e a frente do Luziânia/DF com seis e o Sinop/MT com três.
Na fase eliminatória o time goiano ainda conseguiu avançar a terceira fase após dois empates em 1 a 1, com a Caldense/MG, e vitória nos pênaltis por 7 a 6.
Na terceira fase, o que equivale às oitavas de final a equipe não resistiu e foi eliminada ao perder para o Volta Redonda em casa, no Jonas Duarte por 2 a 1 e um empate sem gols no Raulino de Oliveira, no estado do Rio de Janeiro.
Em 2017, a equipe disputou novamente o torneio mas não passou da primeira fase. Pelo Grupo 10 a equipe ficou em terceiro lugar, a frente do Sinop/MT com três pontos, mas atrás do Ceilândia e Comercial/MS com 10 pontos cada. A equipe agora tenta pela terceira vez, uma oportunidade de chegar mais perto ao acesso à Série C.