Foi brigado e suado, mas o Anápolis levou a melhor na primeira perna da final da Série D. Neste domingo (22), o Galo da Comarca derrotou o Retrô, por 2 a 1, no Jonas Duarte, e abriu vantagem na decisão do título. Kevyn abriu o placar para os goianos, Denilson empatou para os visitantes e, aos 42, Breno anotou o gol da vitória tricolor.
A partida de volta será no próximo domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco. Um empate no Nordeste garante a primeira taça nacional ao Anápolis. Se o Retrô vencer por um gol, a disputa vai para os pênaltis.
Mais do futebol goiano
Reveja o jogo na íntegra
O Anápolis começou bem e foi incisivo nos ataques. Ariel, aos cinco, saiu na cara do goleiro, mas se precipitou, bateu mal e perdeu o gol. Depois, Matheus Lagoa fez grande jogada, porém, ninguém apareceu para colocar para as redes. Na cobrança de escanteio, todavia, Kevyn desviou e mandou a bola no canto para a festa da torcida tricolor.
Depois do gol, o Galo perdeu o controle que tinha da partida. Aos poucos, o Retrô começou a avançar e era cada vez mais perigoso. O castigo veio aos 30 minutos, quando Denilson foi no alto para desviar o escanteio de cabeça e igualar o marcador. Pouco depois, os pernambucanos quase viraram, com Mascote, que acertou a trave.
Na etapa final, o calor e o tempo seco pesaram para as duas equipes. O Anápolis fez modificações para tentar um jogo de maior velocidade. No entanto, as condições adversas favoreceram o Retrô, que fez um duelo de marcação e conseguiu conter o ímpeto tricolor por boa parte do tempo.
Se na tática e na técnica não deu, o Galo foi no coração. Aos 42, Marcão roubou a bola do zagueiro e deixou Breno na boa para colocar no canto do goleiro pernambucano e garantir o triunfo tricolor na primeira partida da decisão.
Ficha Técnica
Anápolis 2 x 1 Retrô
Ida da final da Série D
Data: 22 de setembro de 2024
Horário: 16h
Local: Estádio Jonas Duarte; Anápolis, GO
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Nogueira (SP) e Leandra Cossette (SP);
VAR: Ilbert da Silva (SP)
Amarelos: Gonzalo, Léo Azevedo (ANP); Denilson (RET)
Gols: Kevyn, aos 11’1T, Breno, aos 42’2T (ANP); Denilson, aos 30’1T (RET)
Anápolis: Wellerson; Rubinho (Breno), Léo Azevedo, Igor e Matheus Vinícius; Kevyn, Magno e Ariel (Rafael Mineiro); Cardoso (Douglas), Gonzalo (Marcão) e Matheus Lagoa (Luizinho).
Técnico: Ângelo Luiz.
Retrô: Darley; Guilherme Paraíba, Michel Bennech, Leonan e Alex Reinaldo (Luisinho); Denilson, Alencar, Radsley (Jonas) e Diego Guerra (João Pedro); Fialho (Lucas Silva) e Mascote (Giva).
Técnico: Itamar Schulle.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram, e Youtube.