Às vésperas de iniciar o período de treinamentos para a disputa do Goiano da Divisão de Acesso, a Associação Atlética Anapolina promove neste final de semana a primeira etapa da ‘peneirada’ de atletas com idade entre 13 e 19 anos. As atividades neste sábado, 15, foram realizadas no campo principal do CT da Rubra, na Vila Boa Esperança, e contou com o acompanhamento de aproximadamente 300 pessoas. As próximas etapas estão marcadas para os dias 22 e 23, 29 e 30 de abril.
O trabalho foi coordenado pelo próprio treinador do time principal, Éverton Goiano, juntamente com o diretor de futebol amador, Mauro Lopes. A intenção da diretoria e da comissão técnica, além de arregimentar atletas para as categorias básicas sub 15, sub 17 e sub 19, é garimpar pelo menos cinco jogadores para compor o grupo profissional que vai disputar a Divisão de Acesso.
Mauro Lopes, que também é técnico de futebol e por vários anos integrou a equipe do projeto ‘Esporte para Todos’, da Prefeitura Municipal, que atua na formação de atletas, disse que o trabalho é feito com os pés no chão. Segundo ele, há muita qualidade técnica no grupo de garotos que participa das peneiradas e que tudo será feito para montar grupos fortes em cada categoria.
Veja uma cena da 1ª etapa da peneirada da Xata!
O técnico Éverton Goiano prefere deixar para depois avaliações pontuais dos jogadores que participam das peneiradas. Segundo ele, vários fatores são observados pela equipe técnica da Anapolina, para avaliar cada garoto, individualmente e também no conjunto de equipe. No entanto, revelou que o clube demonstra força ao trazer tantos atletas para os testes e que está no caminho certo: a formação de atletas.
Contratações
O presidente da Anapolina, Leandro Ribeiro, que também acompanhou a primeira etapa das peneiradas, informou que mais um jogador foi contratado para o grupo principal. Trata-se do ala esquerda Maninho, 28 anos, oriundo do Tocantinópolis (TO), que já atuou pela própria Anapolina, além de Itumbiara e CRAC.
O clube também negocia com o volante Diogo Marzagão, 29 anos, ex-Goianésia, Rio Verde, Caldas Novas e Quirinópolis; e o volante Francesco, 25 anos, que começou no Grêmio Anápolis, depois passou por Atlético Goianiense, Bragantino, Guarani, Vila Nova, Itumbiara e CRAC.