Após uma semana recheada de polêmicas fora de campo, o Goiás conseguiu esfriar a crise. Pela segunda vez em oito jogos, o time esmeraldino venceu na Série A 2020. Neste domingo (13), superou a inferioridade numérica – Jefferson foi expulso no primeiro minuto – e bateu o líder Internacional por 1 a 0, gol de Vinicius Lopes.
Com dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes, o Goiás subiu para os oito pontos, mas ainda na zona de rebaixamento, agora em 18º lugar. O próximo duelo seria contra o Flamengo, mas a partida foi adiada para 13 de outubro. Com isso, a equipe terá duas semanas para trabalhar antes de enfrentar o Ceará, fora, no dia 27. Já o Inter, com 20 pontos, muda as atenções para a Libertadores, onde joga contra o América de Cali/COL, na quarta-feira, no Beira-Rio.
Mais do Verdão:
-> Confira como foi a partida
-> Goiás perdeu certificado de clube formador da CBF
A partida
O relógio havia acabado de marcar o primeiro minuto quando um lance capital aconteceu. O Internacional tentou a primeira investida pela direita, com Marcos Guilherme, que acabou atingido por carrinho “voador” de Jefferson. O meia colorado teve que deixar o campo, lesionado, e o lateral esmeraldino, que tinha levado o amarelo, foi expulso após consulta do árbitro ao VAR.
Com um a menos, o Goiás buscou se defender, com Caju na vaga de Keko para repor o sistema defensivo. Porém, diante de um adversário lento, que pouco produzia e insistia em cruzamentos, percebeu que seria possível avançar, especialmente com Vinicius Lopes. Na primeira tentativa, tentou, sem sucesso, cavar um pênalti aos 29 minutos. Aos 44, o jovem pegou uma sobra na área e, mesmo cercado por cinco jogadores, bateu rasteiro no canto. Lomba tocou na bola, mas não evitou que o placar fosse inaugurado: 1 a 0.
Segundo tempo
A etapa final seguiu com o Goiás retrancado, suportando as investidas gaúchas e aguardando uma chance de contra-atacar. Após um início fraco, o Inter aumentou a intensidade, em especial com as mexidas de Coudet, e a equipe passou a finalizar mais. Tadeu salvou após tentativas de Pedro Henrique (de cabeça) e Rodinei.
Assim como no primeiro tempo, Abel Hernández perdeu boa chance na pequena área. Quando o uruguaio conseguiu marcar, o gol foi invalidado por impedimento de Galhardo, no começo da jogada. A pressão do Inter, recheada de desespero, abusou de lançamentos para a área, mas a defesa do Goiás mostrou segurança, com David Duarte e Sandro levando vantagem. A principal oportunidade foi aos 49, quando Tadeu segurou em cima da linha, após um bate-rebate incrível na pequena área.
Ficha técnica:
Goiás 1 x 0 Internacional
10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020
Data: 13/09/2020
Horário: 18h
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).
Cartões amarelos: Fábio Sanches, Marcelo Rangel, Breno (GOI); Cuesta, Bruno Praxedes e Pedro Henrique (INT)
Cartão vermelho: Jefferson (GOI)
Gols: Vinícius Lopes (GOI) aos 44′ 1T (1-0)
Goiás: Tadeu; Edílson, David Duarte, Fábio Sanches e Jefferson; Breno (Ratinho), Sandro e Daniel Bessa (Gilberto Júnior); Vinícius Lopes, Rafael Moura e Keko Villalva (Caju).
Técnico: Thiago Larghi.
Inter: Marcelo Lomba; Rodinei (Rodrigo Moledo), Pedro Henrique (Leandro Fernandes), Victor Cuesta e Moisés; Musto, Edenílson, Bruno Praxedes (Thiago Galhardo), D’Alessandro (Rodrigo Lindoso) e Marcos Guilherme (Boschillia); Abel Hernández.
Técnico: Eduardo Coudet.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.