O piloto Geovane Souza será o representante goiano na temporada 2020 do Campeonato Turismo Nacional BR. No próximo final de semana – sábado (22) e domingo (23) – a primeira etapa será disputada em Goiânia.
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Em entrevista ao Esporte Goiano, Geovane Souza contou um pouco da sua história e expectativa para a temporada.
De acordo com o piloto, a paixão pelo automobilismo surgiu ainda na infância, pois próximo da sua residência havia algumas oficinas que trabalhavam na preparação e reparo de carros de corrida.
Além disso, Geovane ia de bicicleta para o Autódromo de Goiânia “espiar” o que acontecia por lá. “Quando eu era moleque, pegava a bicicleta e ia para o Autódromo acompanhar os treinos de corrida. Então, o automobilismo é uma paixão desde a infância”, declarou.
Geovane já disputou o Centro-Oeste de Marcas e Pilotos e inclusive foi campeão da categoria em 2015. Em 2019, o piloto goiano passou a disputar o Turismo Nacional BR na classe 1A e foi o quarto colocado na classificação final. Ambas as categorias utilizam carros populares, com motorização 1.600cc, mas existem diferenças entre as competições.
“A diferença é que o carros que competem no Turismo Nacional, só podem ter no máximo dois anos de fabricação. Então, no Marcas e Pilotos podíamos usar carros antigos como Uno, Corsa e outros modelos. Atualmente, no Turismo Nacional temos mais de 17 modelos de carros diferentes; ou seja, praticamente todas as marcas de carros novos que circulam no mercado nacional, estão representadas na pista”, explicou.
Expectativa para a temporada 2020
O piloto de 45 anos, vai para a segunda temporada no Turismo Nacional BR e com mais experiência, quer brigar pelo título. Para 2020, Geovane construiu um Citroen C3 em parceria com a Classe A/Ferrari Motorsport, equipe com vasta experiência na preparação dos carros da marca Ford.
Com os impactos da pandemia, o calendário foi reduzido para quatro etapas, com seis corridas cada. Na primeira delas, neste fim de semana, serão três provas no sábado e outras três no domingo.
Além disso, neste ano, a Turismo Nacional terá os grids separados. A categoria Super, dos pilotos com maior graduação, corre sozinha na pista. A expectativa é que sejam mais de 40 carros. As categorias 1A e 1B formam outro grid, também com expectativa de quase 40 carros.