Os oito clubes que estão na Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2020 participaram de uma reunião por videoconferência com a Federação Goiana de Futebol (FGF), nesta quarta-feira (5), e não houve definição se o torneio será ou não realizado.
O Novo Horizonte foi o único a afirmar que não disputaria a competição. Itumbiara e Jataiense foram os mais explícitos no desejo de atuar. Clubes como Rio Verde, Morrinhos e Goiatuba também expressaram a vontade de entrar no torneio, mas fizeram várias ponderações.
Mais do futebol goiano
Lateral do Galo exalta preparação
Veja, minuto a minuto, como foi a reunião
A deliberação da reunião foi para que os clubes definam, até o dia 14 de agosto, se vão participar ou não da Divisão de Acesso. Além disso, os dirigentes terão que enviar uma autorização expressa da autoridade sanitária municipal para a realização de treinos e jogos no município ou uma carta garantindo à FGF o direito de marcar partidas para em outra praça esportiva.
Segundo o presidente da FGF, André Pitta, se houver realização da Divisão de Acesso, a tentativa será para que ele se inicie entre 20 e 30 de outubro, evitando encerrá-lo em 2021. Uma nova reunião virtual está agendada para 17 de agosto.
Ajuda aos clube e punição para desistentes
Um dos pontos abordados foi acerca de uma auxílio financeiro aos clubes, por parte da FGF, para custeio de taxas da federação, registro de atletas e outras, além de ajuda com custos para testes. No entanto, Pitta disse que a entidade não pode garantir ajuda.
“A mesma dificuldade que vocês estão passando, a federação vive também. A federação vive de percentual de arrecadação. São 120 dias sem entrar moeda em caixa. Não pode entrar no campeonato pensando no que a federação vai fazer. Não posso assumir um compromisso de pagar A, B ou C. Vocês têm que entrar com as suas pernas. O que a gente conseguir depois, podemos ajudar. Mas não pode definir participação esperando ajuda”, frisou André Pitta.
Em relação, a punição aos desistentes, o presidente da FGF disse que só será possível definir após conversa com o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJD-GO).
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.