A Copa Goiás, tradicional competição promovida pela Federação Goiana de Futebol de Salão (FGFS), pode ficar sem a categoria adulto pelo terceiro ano consecutivo. Pela redução dos subsídios públicos, principalmente do governo do estado, os clubes têm encontrado dificuldades para manter times em funcionamento durante toda a temporada.
Mais do futsal
Após drama pessoal, Lásaro Caiana é campeão de tudo
Em 2018 e 2019, não houve categoria adulto e nem femininas. Segundo o presidente da FGFS, Murilo Macedo, a questão será levada ao congresso técnico, mas a inclusão ou não dessas categorias depende do número de interessados, que por sua vez se vincula às receitas de cada equipe.
– Vamos levar para o conselho arbitral, para o congresso técnico. Acontece que em razão da falta de apoio governamental, de incentivo, principalmente do Pró-Esporte, que não tivemos este ano, as equipes recuaram um pouco, pois contavam com este aporte governamental, da Seel (Secretaria de Esporte e Lazer). É muito difícil se fazer esporte sem o subsídio. 2019 foi um ano atípico, com troca de governo, que tem outras prioridades, como saúde e educação. Assim, o esporte acaba relegado a segundo plano – disse ao Esporte Goiano.
Em 2019, a Copa Goiás de futsal foi jogada nas categorias sub-7, 9, 11, 13, 15, 17 e 20. O Metropolitano, outro torneio disputado no primeiro semestre, contemplou sub-8, 10, 12 e 14.