Outrora principal competição da categoria sub-17 no país, a edição de 2019 da Taça BH foi cancelada. A Federação Mineira de Futebol (FMF), responsável pela realização do torneio, alegou falta de datas para justificar a decisão.
Segundo nota oficial divulgada pela entidade, a ampliação do calendário do sub-17, com aumento da Copa do Brasil e a criação do Brasileirão da categoria, inviabilizou a Taça BH deste ano.
De acordo com a nota, as únicas opções seriam mudar a competição para a categoria sub-15 ou alterar o calendário do torneio. Contudo, as alternativas não seriam viáveis. “Seja do ponto de vista técnico (por conflitar com outros campeonatos já existentes) ou, ainda, do ponto de vista operacional (ausência de emissora e parceiros interessados). Assim, dentro do seu compromisso de responsabilidade e integridade na gestão do Futebol Mineiro, não resta alternativa à FMF senão cancelar a realização da Taça BH 2019”, justificou o documento.
Neste ano, quatro clubes goianos deveriam disputar o torneio. Além de Atlético, Goiás e Vila Nova, que disputaram a Taça BH em 2018, o Trindade jogaria a competição sub-17 neste ano. O Tacão fica agora sem calendário nacional nesta categoria. No ano passado, o trio da capital foi eliminado na primeira fase.