5.6 C
New York
terça-feira, abril 30, 2024
InícioFutebolBase"Adotamos o estilo de jogo do profissional", diz técnico do Goiás na...

“Adotamos o estilo de jogo do profissional”, diz técnico do Goiás na Copa Votorantim

Aplicar um mesmo padrão de jogo da base ao profissional é algo que muitos clubes almejam fazer. A ideia, mundialmente conhecida pela aplicação no Barcelona, agora faz parte da metodologia de trabalho do Goiás, segundo o técnico Rubens Carlos, que comandará o sub-15 esmeraldino na Copa Votorantim.

Em entrevista ao Esporte Goiano, o comandante alviverde revelou que tem trabalhado no mesmo sistema e estilo de jogo proposto por Maurício Barbieri, técnico do departamento profissional. Conforme Rubens, o Verdinho sub-15 preza pela técnica em detrimento à força. Até por isso, o clube tem selecionado um determinado tipo de perfil nas peneiras.

– Temos buscado um futebol de muito toque de bola, de posse no meio-campo. Temos uma estatura média baixa e buscado estilo de jogadores que praticam um futebol mais rápido. Utilizamos muitos atletas de beirada. O forte do nosso time é o meio-campo. Temos cinco jogadores muito habilidosos. A gente adotou um sistema de um futebol mais competitivo no ataque, com velocidade, mais posse de bola e um bom toque. Não somos um time muito viril. Adotamos um estilo de jogo que o treinador do profissional está tentando implantar – explicou.

- Anúncio -

Clique aqui e confira a lista do Esmeraldino para o torneio

Rubens Carlos está há seis meses no comando do Goiás. O ex-atleta que vestiu a camisa esmeraldina por seis temporadas já tem boa experiência nas categorias de base. Por três anos ele trabalhou na base da Aparecidense e em seguida foi para o Jardim América, equipe que disputa os torneios de menores com atletas esmeraldinos. Em agosto de 2018, Osmar Lucindo convidou Rubens a se juntar à equipe de técnicos da base alviverde.

Desde que recebeu a proposta, o treinador revelou que tem se preparado muito para a Copa Votorantim. Segundo ele, o torneio, um dos principais do país, pode mostrar o valor dos profissionais.

– É um torneio nacional, que traz muita bagagem para o clube, parte importante do calendário. Quando vim para o Goiás e me disseram que treinaria o time pra essa competição, fiquei muito lisonjeado com o convite. Quem quer crescer tem que estipular metas grandes. Tenho muita empolgação para fazer uma competição de ponta e buscar o título.

Pensando alto

A prova de que o Verdinho quer o título é que seis novos atletas, a maioria vindo de São Paulo, se juntaram ao elenco. Os destaques, conforme a comissão técnica, são o lateral Xavier, o meia Dourado, o volante Benjamin e o atacante Nicola. Para o treinador, a equipe tem boas chances. “O primeiro pensamento é classificar e ir passando de fase. Montamos uma equipe à altura do nível da competição. Temos  buscado o ápice da seriedade para a competição”, asseverou.

Sobreviver à uma competição de nível tão alto, porém, não é fácil. O Verdinho enfrentará equipes paulistas que sabem muito bem lidar com o regulamento, que prevê apenas 30 minutos de jogo em cada tempo. Segundo o técnico Rubens Carlos, a concentração para evitar gols precoces é fundamental na Copa Votorantim.

– É uma competição de tempo curto. Temos que ter o máximo de atenção. As equipes de São Paulo estão muito habituadas e impõem um ritmo muito forte logo de início. Vamos muito precavidos para não tomar gols muito cedo, pois meninos desta idade sentem muito esse tipo de situação – destacou.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P