A organização da Limba, a Liga Metropolitana de Basquete, anunciou uma grande mudança nos primeiros dias de 2026. A nomenclatura foi alterada para LEB, ou seja, Liga Estadual de Basquete.
De acordo com Vinícius Valentin, um dos organizadores da competição, o objetivo é abranger mais cidades e possibilitar novas equipes a integrarem o circuito.
“Motivo da alteração do nome foi visando atender não só a região metropolitana de Goiânia, mas sim o estado de Goiás. Muitos municípios entenderam o funcionamento do projeto e querem realizar esse formato em suas regiões”, explicou.
Mais basquete:
-> Relembre os campeões da Limba no último ano
-> Time goiano garantiu acesso e retorno à elite do basquete em cadeira de rodas
Disputada nas últimas três temporadas, a Limba teve 42 equipes envolvidas em 2025. Agora LEB, a competição terá disputas nas seguintes categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19, sub-23 e livre (feminino e masculino, com séries ouro e prata). A ideia é que as disputas sejam iniciadas na segunda quinzena de março, após o prazo de inscrição das equipes interessadas.
“O plano de duas divisões no adulto, visa atender algumas equipes com menos estrutura, mas com desejo de participar de um campeonato bem organizado”, detalhou Vinicius Valentin. Os interessados podem falar com a organização da LEB: 62 98218-5056 (Breno Pinheiro) ou 62 98254-1599 (Vinicius Valentin).

