O atleta do Vila Nova, Álvaro Magalhães, foi campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025 com a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos. A competição foi realizada na cidade de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital, no Chile, entre os dias 31 de outubro a nove de novembro.
Mais do Paradesporto:
Letícia conquista o ouro no tênis de mesa no Parapan
Em Balneário Camboriú, Atos Campos é campeão do Mundial de Powerlifting

A Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 1×0 na final, e garantiu a medalha de ouro e o bicampeonato na modalidade. O único gol da partida foi marcado por Anael. O Brasil encerrou a competição no topo do quadro de medalhas, 100 ao todo. Foram 61 de ouro, 29 de prata e 10 de bronze.

A seleção brasileira foi treinada pelo técnico Fabiano Carvalho e conquistou o título de maneira invicta. Foram quatro jogos com quatro vitórias, na estreia venceu o México por 2×0, e na segunda rodada, o Peru por 1×0. Na semifinal, goleou a Argentina por 6×1.
O Brasil é tricampeão do torneio, antes havia sido o primeiro colocado em 2023 em Bogotá, superando a Argentina na final, e em 2017 em São Paulo, sobre o mesmo adversário pelo mesmo placar.
Sobre o Parapan de Jovens
A edição de Santiago no Chile foi a sexta do Parapan de jovens na história. A competição é disputada por atletas de 14 a 21 anos e na atual edição, mais de 33 países dos três continentes americanos.
Em 2025 foram 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.



