A Confederação Brasileira de Futebol anunciou mudanças na Série D em 2026. A competição agora passa a contar com 96 times, um acréscimo de 32 equipes para a próxima temporada. Com isso, Aparecidense e Goiatuba se juntam ao Crac, Abecat e Inhumas que conseguiram as vagas via Goianão 2025, para o torneio do ano que vem.
Mais do Futebol Goiano:
Goiatuba apresenta novo escudo
Anápolis anuncia renovação com Paulo Henrique
Santa Helena desliga preparador físico e mais três atletas
No novo formato, os clubes que conseguiram avançar para a segunda fase da Série D, já garantem automaticamente vaga na competição do próximo ano. Caso este não esteja já classificado via estadual ou conquiste o acesso. Como a Aparecidense parou nas oitavas justamente para o Goiatuba, e o Azulão foi eliminado nas quartas para a Inter de Limeira-SP, as duas equipes já estão garantidas em 2026.
NOVO FORMATO
Agora haverá a inclusão de mais uma fase no torneio, antes das oitavas de final. Os 96 clubes serão distribuídos em 16 grupos de seis times, todos regionalizados, com partidas de ida e volta, classificando quatro primeiros colocados. No final do torneio, seis times conquistam o acesso.
Na segunda fase, com 64 times, 32 partidas de ida e volta. Na terceira, apenas 32 times, com 16 jogos de ida e volta. Assim, os classificados iniciam as oitavas de final. Nas quartas de finais outra mudança, os quatro times que avançaram para as semis, conquistam o acesso para a Série C do ano seguinte.
Os quatro que foram eliminados, irão realizar play-offs, com dois grupos de dois times. Os vencedores destes confrontos de ida e volta, também garantem vaga na Série C do ano subsequente. As semifinais também serão de ida e volta, a grande final da mesma forma, e quem for o campeão, garante vaga na 3° fase da Copa do Brasil. Torneio que também passou por mudanças e terá cinco fases antes do mata mata.
Veja em detalhes todas as mudanças apresentadas pela CBF.