Uma equipe goiana se destacou na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, regional Centro-Oeste, realizada em Cuiabá. A Associação Pumpkins, de Rio Verde, faturou a medalha de bronze na disputa do sub-18.
A equipe goiana contou com os atletas Bruno Kaik, Artur Menezes, João Pedro Araújo e Léo Souza Lima, além do dirigente Weberth Vilela. Foram quatro vitórias (confira abaixo os placares) e apenas uma derrota, na semifinal diante do time que terminou campeão.
As vitórias do Pumpkins foram sobre Sorriso Hornets-MT (11 a 9) e Lucas do Rio Verde-MT (10 a 3) na primeira fase. Nas quartas, triunfo sobre Jaguars/Elizângela-TO por 17 a 11. O revés aconteceu na semis, contra o Erasmo Braga APMEB (MS), por 20 a 12. Na disputa pelo terceiro lugar, os goianos garantiram o bronze ao ganhar novamente do Hornets: 14 a 12.
Mais goianos
Outras equipes também representaram Goiás na competição em Cuiabá. No adulto masculino, Tauandá foi sétimo colocado (uma vitória em três jogos) e Adesa Acreúna ficou em nono lugar (duas derrotas). As jovens de Mozarlândia terminaram na sétima posição no sub-18 feminino, enquanto Britânia acabou em 11° lugar.
Além do Pumpkins, terceiro colocado, o sub-18 masculino teve a Adesa Acreúna acabando em oitavo lugar entre os 12 participantes. Já no sub-23 feminino, Mozarlândia foi oitavo. No masculino sub-23, Ball is Life quase ficou no pódio, terminando em quarto lugar. Tauanda B (oitavo) e Mozarlândia (11ª posição) completaram as participações goianas.
Confira o boletim final da competição
Como funciona o nacional?
O Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 é organizado pela CBB, com disputas femininas e masculinas no sub-18, sub-23 e adulto. São sete etapas no decorrer do ano, além da etapa final, programada para Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro. Campeão e vice de cada etapa avançam para as disputas em Minas Gerais, totalizando 14 times por categoria, com mais duas equipes convidadas pela Confederação.
A quinta etapa vai acontecer entre os dias 29 a 31 de agosto, em Manaus. Vila Velha (ES) recebe a sexta etapa, entre 31 de outubro e 2 de novembro. A última fase classificatória será em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de novembro.