A partir das 17 horas deste domingo, Aparecidense e Goiás iniciam suas caminhadas no Campeonato Goiano 2017. Os clubes duelam no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida.
O time de Aparecida sonha repetir 2015 e chegar até a final do Goianão. Já o time alviverde tem como objetivo o tricampeonato de forma consecutiva, o 27º título estadual no total.
Os times
A Aparecidense apostou em atletas conhecidos do futebol goiano para chegar nas semifinais. O retorno de jogadores que defenderam o clube em outras oportunidades é outro fator que coloca o time como um dos principais postulantes aos primeiros lugares.
O goleiro Pedro Henrique, o zagueiro Mirita, os meio-campistas Foguinho, Washington e Robert, além do atacante Tozin, são conhecidos do torcedor. As contratações de Rafael Cruz e Elias, ambos ex-Atlético, deixam o técnico Zé Teodoro e a diretoria do Camaleão confiantes.
O Goiás começa a temporada bastante reformulado. Após a decepcionante Série B, vários atletas saíram do time e 11 contratações foram anunciadas. Mesmo assim, o clube larga como favorito ao título. Aumentar a hegemonia estadual, inclusive, é um dos objetivos do clube para 2017. O Verdão busca o tricampeonato, ou seja, o terceiro troféu consecutivo do Campeonato Goiano.
Nos jogos de pré-temporada, o lado direito foi a principal alternativa ofensiva, com o trio Helder, Léo Sena e Carlos Eduardo. O atacante Léo Gamalho deve ser bastante municiado por Jean Carlos, contratado para ser o armador alviverde. Walter, principal ídolo da torcida, deve começar como opção no banco de reservas, já que ainda não está nas condições físicas ideais.
Retrospecto
Aparecidense e Goiás já duelaram 21 vezes, de acordo com os dados do Futebol de Goyaz. O time da capital leva larga vantagem, com 16 vitórias. Aconteceram 4 empates e apenas um triunfo do Camaleão (2 x 1, no jogo de ida da semifinal estadual de 2013).
As equipes já decidiram o Goianão uma vez: em 2015. Na ocasião, o clube esmeraldino ficou com o título após vencer por 2 x 0 (em Aparecida) e empatar em 1 x 1 (no Serra).