Principal organização de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, o UFC conta com 120 atletas brasileiros sob contrato vigente. O país só fica atrás dos Estados Unidos em número de contratados, mostrando a força tupiniquim no esporte de combate.
Entretanto, apesar das dezenas de lutadores brasileiros na organização, há somente um representante goiano no octógono mais visado do esporte. Trata-se de Joaquim Silva, de 35 anos, popularmente conhecido pela sua alcunha ‘Netto BJJ’.
Mais das lutas:
Relembre o calendário da FGTKD para a temporada de 2025;
Em Goiânia, FGTKD realiza curso preparatório para treinadores da temporada 2025
Quem é Joaquim Silva?
Natural de Anápolis, no interior do estado, Joaquim Antônio Magalhães Silva está na organização desde 2015, após ganhar destaque na 4ª temporada do “The Ultimate Fighter Brazil”. O programa, em formato reality-show, revela e lapida talentos do MMA para ingressarem no UFC.
Apesar de ter perdido na semifinal da disputa do Peso Leve (até 70,3kg), Netto BJJ conseguiu contrato com o UFC em decorrência das boas apresentações e defende a organização desde então. Seu carro-chefe na luta é o jiu-jitsu brasileiro (BJJ), como seu próprio apelido traz.
O anapolino, porém, acumula cartel irregular no octógono mais famoso do mundo. São seis vitórias e cinco derrotas na conta de Netto BJJ desde sua estreia. Ao todo, o lutador acumula cartel de 13 vitórias e seis derrotas na carreira, segundo o site do UFC.
Em seu currículo, destaque para as vitórias contra a lenda Clay Guida e o experiente Neil Magny. Além disso, Netto BJJ lutou contra o atual desafiante número um do Peso Leve, Arman Tsarukyan, na qual acabou derrotado.
Quando será a próxima luta de Netto BJJ?
Após ter lutado em maio de 2024, o anapolino do jiu-jitsu tinha luta marcada contra o mexicano Rafa Garcia para 29 de março deste ano. Porém, Netto BJJ acabou se retirando da disputa e foi substituído por Vinc Pinchel.
Novidades com relação a quando o goiano deve retornar ao octógono devem ser divulgadas nas próximas semanas pelo UFC.