Com dez pontos conquistados, o Goianésia caiu para a Divisão de Acesso. Essa é a maior pontuação que um rebaixado conquistou desde que o estadual começou a ser disputado em turno único. Em 2024, o Morrinhos foi o 11º colocado – primeiro da zona de rebaixamento – com cinco pontos, enquanto em 2023, o Grêmio Anápolis conquistou sete pontos e foi rebaixado.
Mais do futebol goiano:
Pelo segundo ano consecutivo, representante goiano da série D é rebaixado no estadual
Anápolis teve cinco expulsões na primeira fase do estadual
Definidas datas e horários das quartas de final do Goianão; confira
Na atual temporada a briga contra o descenso para a segunda divisão do estadual durou até a última rodada, com quatro equipes na disputa. A pontuação de corte poderia ser ainda maior, caso o Azulão do Vale tivesse vencido o Anápolis na última rodada; nessa situação o Goianésia chegaria aos 13 pontos e a Aparecidense seria rebaixada com 12.
As pontuações das equipes rebaixadas em 2025, Goiânia e Goianésia – 7 pontos e 10 pontos, respectivamente -, teriam sido suficientes para se salvarem nas últimas duas edições do estadual. Em 2024, a pontuação de rebaixamento foi cinco pontos, garantindo a permanência com tranquilidade. Já em 2023, o Grêmio Anápolis teve os mesmos sete pontos que o Galo Carijó conquistou nesta temporada, entretanto, o alvinegro se salvaria porque teve uma vitória a mais, sendo esse o primeiro critério de desempate.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.