Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Veratz, de Catalão, conquistaram o título da principal competição de robótica da América Latina. A Mostra Nacional de Robótica ocorreu em Goiânia, entre 11 e 17 de novembro, no Centro de Convenções.
O projeto premiado é chamado de ARIS (Árbitro Assistente Inteligente para Natação) tem como objetivo mapear o desempenho dos atletas de natação e tirar dúvidas caso exista algum empate quanto a classificação dos nadadores, pois ele monitora o tempo de prova, enviando os dados/tempos para o computador central da competição.
Mais da robótica
Equipe foi bronze com projeto de democratização do badminton
O ARIS tem uma segunda versão voltada para a natação paralímpica, para atletas com deficiência visual, pois o fone de indução acrescido nesta modalidade, emite sons avisando que o atleta está próximo da linha de chegada, dispensando o uso do tapper.
O evento teve mais de 400 projetos inscritos a nível Brasil e cerca de 100 selecionados em Goiânia. A equipe campeã do Colégio Veratz tem vaga garantida no Mundial Robocup 2025, que será realizado no Brasil em julho.
Veja a equipe:
Técnico/Orientador: Leandro Hall
Competidores: Afonso Alcantara, Davi Bardal e Pedro Martins.
Diretor Escolar: Marcelo Alcantara
Coordenação Pedagogia: Kelly Cristina e Dayanna Baliana.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram, e Youtube.