5.6 C
New York
quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCartasAs ligas de vôlei do Brasil estão se tornando mais populares?

As ligas de vôlei do Brasil estão se tornando mais populares?

O Brasil é um gigante no cenário do vôlei mundial. E as conquistas da modalidade ao longo das décadas falam por si. Apenas nas Olimpíadas, encontro dos maiores esportes do planeta, foram nada menos do que 36 medalhas. Nada mal para um país que, até o começo dos anos 90, não tinha medalhas na modalidade.

Inclusive, uma das três únicas medalhas de ouro conquistadas pela delegação brasileira em Paris, em julho passado, foi justamente com o vôlei. Ana Patrícia e Duda conquistaram a medalha após baterem a dupla da Letônia na final. Com isso, o esporte que trouxe sua primeira medalha nos Jogos de Atlanta, 30 anos atrás, chegou à 14ª conquista dourada.

Além disso, não é apenas nos Jogos Olímpicos que o Brasil é um gigante do vôlei de praia. O país também é o maior campeão do circuito mundial, com 11 títulos no total.

- Anúncio -

O sucesso do vôlei brasileiro também se reflete nas quadras. Vôlei masculino e feminino, juntos, já conquistaram um total de 12 medalhas olímpicas, com 6 medalhas para cada lado. Entre as medalhas, destaque para o primeiro ouro, em 1992, em Barcelona, conquistado pela seleção masculina quando o vôlei era ainda uma aposta no Brasil.

Nos jogos seguintes, a seleção feminina mostrou que a modalidade crescia no país. Trouxe de Atlanta o bronze com Ana Flávia, Ana Moser e Ana Paula. Daí em diante, o vôlei brasileiro de quadra só cresceu. Vieram mais 2 ouros, 3 pratas e 6 bronzes. No circuito Mundial, são três títulos. E, apesar de a seleção feminina de vôlei ainda não ter sido campeã do Mundo, terminou em segundo lugar em três edições, além de ter obtido um terceiro lugar em 2014. Só ficou de fora do pódio em 2018.

Essas medalhas e títulos são uma prova de que o vôlei é um esporte que encontrou caminho em meio a um domínio quase total e completo do futebol. Entre esses caminhos, destacamos as ligas nacionais, que, com investimento de grandes empresas, se tornaram o palco da modalidade no país.

Superliga e Circuito Brasileiro de Vôlei

A Superliga é o principal campeonato de vôlei de quadra no Brasil e um dos torneios mais competitivos do mundo. Especialmente, pelo número de equipes em disputa. São 12 equipes que disputam o título, anualmente. O formato segue o mesmo padrão das temporadas europeias, com início em julho de cada ano.

Equipes como APAN/Roll-on, Vedacit/Vôlei Guarulhos, Itambé/Minas, Montes Claros/América Vôlei, Sada Cruzeiro Vôlei, Sesi-Bauru, Vôlei Renata/Campinas, Farma Conde/São José, Araguari Vôlei, Suzano Vôlei e Joinville Vôlei fazem ao longo do ano disputas emocionantes que levam o público à loucura.

Público esse que tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos. Alguns jogos atraem até 10 mil espectadores para as arenas. O público cresce ainda mais em finais e confrontos decisivos. Esse grande número de espectadores vem sendo puxado pelo alto valor de investimento em infraestrutura, um valor custeado pela crescente presença de patrocinadores que contribuem com os times e com a própria liga. Afinal, são atraídos, em grande escala, pelo retorno de mídia que obtém.

Na última temporada, a Superliga superou os R$ 2 bilhões pela primeira vez na história. Foi um aumento de 33% em comparação à última temporada. Além disso, a modalidade se tornou mais lucrativa que o próprio futebol. As empresas que investem na Superliga tendem a ter mais retorno que aquelas que investem no futebol. Principalmente, por colocarem seu nome nos times patrocinados.

Não é apenas em quadra que o vôlei brasileiro faz sucesso. O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBV) é um dos mais importantes do mundo. Foi do circuito que saíram as atuais número 1 do mundo, a dupla Duda Lisboa e Ana Beatriz. As duas venceram os Jogos Olímpicos de Paris 2024. E, nos Jogos Olímpicos, a dupla demonstrou ao mundo porque é uma das maiores da história.

Inclusive, a própria Duda Lisboa e Ana Beatriz venceram o Campeonato Brasileiro em 2023. Um ano depois, confirmaram aos olhos do mundo o porquê de o país ser referência mundial quando o assunto é vôlei de areia. Além disso, a dupla brasileira ocupa a primeira posição no ranking da FIVB, principal federação global do esporte.

No masculino, o Brasil também é um país dominante. Apesar de ter ficado de fora do pódio em Atenas, é um país que está acostumado a brilhar no topo. Tivemos a primeira dupla campeã do mundo, em 1997, com Rogério Ferreira e Guilherme Marques, quando o esporte começou a ser jogado internacionalmente.

O Brasil também é o país do voleibol

Como vimos, o vôlei cresceu muito nas últimas 3 décadas. Em um país onde quase só se fala em futebol, um esporte como o vôlei crescer, tornando-se referência até mesmo para patrocinadores, não é pouca coisa. O esporte também é muito praticado em escolas, praças e lugares públicos. Quase todo mundo que nasceu de 1990 para cá já jogou vôlei, porque o esporte está presente na grade de atividades da Educação Física.

Nas faculdades, o vôlei ocupa um lugar de destaque, até mais do que o próprio futebol. Foi do vôlei universitário, mais especificamente do Mackenzie, por exemplo, que surgiu a Gabi. A ponteira de 30 anos joga atualmente na Itália e é considerada a melhor do mundo na sua posição. Além disso, a existência de campeonatos regionais, como o próprio Campeonato de Vôlei Goiano, também são importantes para o crescimento do esporte.

Responsáveis diretamente pelo sucesso do esporte no país, as ligas de vôlei estão colhendo os frutos do bom trabalho. Nos últimos anos, têm se tornando cada vez mais atraentes para o público. Com as redes sociais transmitindo partidas em canais de mídia gratuita, muitos brasileiros costumam assistir e torcer pelo esporte.

E o público também atrai investidores. Devido aos valores altos cobrados pelas equipes de futebol, o vôlei tornou-se uma ferramenta de divulgação para muitas marcas em todo o Brasil e no mundo. Nesse ciclo virtuoso, o esporte vai se fortalecendo e fincando raízes mais profundas no país do futebol.

Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P