O Goiás tem uma tarefa ingrata nesta quarta-feira (9). O Esmeraldino visita o Grêmio, às 19h30, na Arena, e tenta reverter a desvantagem de 2 a 0, construída pelos tricolores no jogo de ida.
Se não bastasse o resultado ruim no Serra Dourada e encarar um adversário considerado por muitos como o melhor time do Brasil no momento, o Alviverde ainda tem outros obstáculos, que torna a missão de avançar às quartas de final praticamente impossível. Para passar de fase, o time goiano precisaria vencer por, no mínimo, dois gols de diferença, levando a decisão para os pênaltis. O triunfo por três ou mais gols daria a vaga ao Verde.
O Goiás vive sua pior fase na temporada. Os quatro jogos sem vitória na Série B custaram não só a confiança da torcida, mas também o emprego do técnico Hélio dos Anjos. Após a derrota no clássico, o profissional foi demitido e será substituído por Ney Franco. Enquanto o novo comandante não assume, Augusto César, do sub-19, será treinador interino diante do Imortal.
Escalações
O Goiás deve ter uma equipe bastante modificada em campo. Com a eliminação quase certa, Augusto César aproveita o duelo no Rio Grande do Sul para dar oportunidade à jogadores que não vinham sendo tão utilizados. São os casos de André Krobel, Jefferson e o garoto Samuel, que devem ser titulares.
A mudança mais surpreende pode ocorrer no gol. Marcelo Rangel falhou no clássico e pode perder a posição para Marcos. Jogadores como Gilberto Júnior, Tiago Luís e Jacó, que se tornaram titulares recentemente, agradaram e serão mantidos na equipe principal.
Com boa vantagem, Renato Portaluppi vai mandar o time reserva a campo. O único titular que deve atuar diante dos esmeraldinos é Ramiro, que está suspenso para o próximo jogo do Brasileirão. No ataque, o treinador escalará Jael para dar a ele ritmo para a Libertadores. O volante Michel, ex-Atlético, será improvisado na zaga.
Retrospecto
São 52 partidas disputadas até hoje entre Goiás e Grêmio. O Tricolor tem 19 vitórias no confronto, contra 14 do Alviverde. Houve 19 empates. No Rio Grande do Sul, o Esmeraldino derrotou os gaúchos sete vezes e perdeu em 12 oportunidades. Na Arena do Grêmio, porém o time goiano, em três duelos, jamais venceu.
Ficha Técnica
Grêmio x Goiás – jogo de volta – oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 9 de maio de 2018
Horário: 19h30
Local: Arena do Grêmio; Porto Alegre, RS
Árbitro: Igor Benevenuto (MG)
Assistentes: Felipe Alan de Oliveira (MG) e Ricardo de Souza (MG)
Grêmio: Paulo Victor; Madson, Bressan, Michel e Marcelo Oliveira; Jailson, Cícero, Ramiro, Thonny e Maicosuel; Jael.
Técnico: Renato Portaluppi.
Goiás: Marcelo Rangel; André Krobel, Edcarlos, David Duarte e Jefferson; Gilberto Júnior, Tiago Luís, Samuel e Maranhão; Carlos Eduardo e Jacó.
Técnico: Augusto César.