O Anápolis, no próximo domingo (18), tenta se consolidar como o quarto clube goiano a chegar às quartas de final, fase que define quais serão as equipes promovidas para a Série C do ano seguinte. O Galo da Comarca venceu o Cianorte, fora de casa, e espera, no Jonas Duarte, confirmar a vaga.
Em 16 edições da Série D, apenas três clubes de Goiás avançaram ao “jogo do acesso”. A Anapolina, arquirrival tricolor, foi a primeira a fazê-lo, em 2011, quando acabou perdendo a vaga para o Tupi-MG. No ano seguinte, o Crac jogou as quartas e foi promovido.
Mais do futebol goiano
Marcão cobra atenção para o jogo da volta
A Rubra ainda voltou a disputar as quartas em 2014, mas parou no Londrina, que levou o acesso para o Paraná. Depois, foram seis anos sem qualquer goiano nesta fase, até que a Aparecidense, em 2020, chegou lá e perdeu a promoção para o Mirassol. No ano seguinte, no entanto, o Camaleão não só subiu para a Série C, como ficou com o título inédito.
O Anápolis, nos últimos anos, foi ao mata-mata, mas não chegou às quartas. Em 2023, parou nas oitavas, contra a Ferroviária-SP. Em 2022 o algoz foi o Real Noroeste, ainda na segunda fase.