5.6 C
New York
terça-feira, abril 30, 2024
InícioMais EsportesLutasSonhando com Mundial, goianos se preparam para Nacional de Taekwondo Poomsae

Sonhando com Mundial, goianos se preparam para Nacional de Taekwondo Poomsae

A segunda edição do Taekwondo Festival Poomsae Brasil será realizada nos dias 3 e 4 de março, na PUC Rio de Janeiro. A competição terá disputas individuais, duplas, por equipes e freestyle (estilo livre) e serve para a formação da Seleção Brasileira. Ao todo, 12 representantes de Goiás estarão em território carioca.

Diferentemente do Kyorugui, o Taekwondo Poomsae não tem um adversário real. Os lutadores duelam com um oponente imaginário. “Se realiza também técnicas de defesa e ataque, porém contra um adversário imaginário. Sendo que, no poomsae, a coreografia é sempre a mesma e cada faixa de graduação tem uma coreografia diferente”, explica Leila Cristina Coelho, técnica da Seleção Goiana no Festival.

Estado recebe quatro prêmios “Melhores do Ano” no taekwondo!

- Anúncio -

Mestre 5 Dan e também árbitra, Leila falou da expectativa para a participação dos goianos (veja lista dos participantes abaixo) no evento, destacando três competidores como fortes candidatos às primeiras posições, o que os credenciariam à Seleção Brasileira, que disputa eventos Sul-Americanos e o Mundial, em novembro, no Taiwan.

“Esperamos colocar três atletas na Seleção. João Carlos Mota, que disputará na categoria freestyle (estilo que o atleta mistura técnicas diferenciadas e as executa com música), Júlia Coelho e Victor Machado, que disputarão na categoria cadete Par (poomsae tradicional)”.

O Taekwondo (estilo Kyorugui) faz parte dos Jogos Olímpicos. E no futuro, o Poomsae pode integrar o programa olímpico, como explica a treinadora. “A WT (Word Taekwondo Federation) está em campanha pra incluir a competição nos Jogos. Isto acontecendo abrirá muitas portas pra esses atletas. Os que estiverem mais preparados tecnicamente e emocionalmente sairão na frente”.

Foto: Cortesia/Leila Coelho
Evento:
Poomsae Brasil Taekwondo Festival

Local: PUC, no Rio de Janeiro
Data: 3 e 4 de março
Participantes goianos (equipes):
Laura Duda (Alcateia)
Victor Machado (Alcateia)
Lucas Souza (Alcateia)
Pedro Ken (Alcateia)
Yan Cleuber (Estrela)
Cleber Barbosa (Estrela)
Danielle Barros (Estrela)
Carlos Casagrande (Wendel)
João Carlos (Liberdade)
Paula Amanda – técnica
Vitor Nunes – técnica
Leila Coelho – chefe de equipe
Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano, comentarista da TV Brasil Central e da Rádio Positiva FM. Trabalhou também na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio Sagres, TV Sagres, jornal O Popular, MyCujoo, Eleven Sports e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) de Goiás.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P