Goiás terá 69 atletas na fase regional das Paralimpíadas Escolares 2023, que começam nesta quinta-feira (31) e na sexta-feira (1), em Brasília. A delegação, ao todo, tem 115 integrantes.
Os atletas goianos, em idade escolar de 10 a 17 anos, disputam com competidores do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Bahia.
Mais do esporte em Goiás
Inscrições se abrem nesta sexta para Circuito Anapolino
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues comenta o crescimento do paradesporto goiano. “Em 2023 realizamos pela primeira vez os Jogos Paralímpicos de Goiás, isso nos deu condições de descobrir novos talentos, principalmente nas cidades do interior, e selecionar mais atletas para a fase regional”, avalia o titular da pasta.
Estão em disputa nessa fase regional as modalidades de natação, atletismo e bocha. Os melhores classificados nas competições garantem vaga para a fase final das Paralimpíadas Escolares, que será disputada em novembro, em São Paulo.
Em 2022, Goiás garantiu 48 medalhas nesta fase da competição, com 31 atletas inscritos. Com quase o dobro de representantes este ano, a expectativa é de conseguir números ainda mais expressivos.