O Atlético viajou para o Piauí para encarar o Altos, visando a reabilitação na temporada. No entanto, a estreia na Copa do Brasil só serviu para dar sequência ao pesadelo rubro-negro em 2018. O Dragão foi dominado durante quase toda a partida, pouco ameaçou e saiu de campo derrotado por 2 x 1. Joélson e Manoel marcaram para o Jacaré, enquanto Hugo Gomes descontou.
Com o resultado, o Atlético, que ainda não ganhou na temporada, está eliminado da competição. Na segunda fase do nacional, o Altos vai encarar o Bragantino. O time de Bragança Paulista empatou como o Nova Iguaçu, no Rio, por 1×1. Com a classificação, o time nordestino faturou cerca de 600 mil reais de premiação.
Primeira etapa
A equipe nordestina tomou as iniciativas, assustando a equipe goiana com jogadas de velocidade do meia Esquerdinha. A primeira chance veio aos 7 minutos, quando Manoel recebeu belo passe de Américo e obrigou Kléver a fazer boa defesa.
Com Tomas Bastos bem marcado, o Atlético pouco criou, sendo presa fácil para o time piauiense. Controlando o ritmo do jogo, o Altos quase marcou aos 25, quando Jefferson cruzou para Joelson pegar de primeira, parando em outra boa defesa do camisa 1 rubro-negro. Aos 33, a pressão surtiu resultado: Manoel foi derrubado na área por Hugo Gomes. Na cobrança, o próprio atacante converteu, deslocando Kléver: 1×0.
Segunda etapa
Tentando mudar o panorama, o técnico Cláudio Tencati promoveu as entradas de Wesley Natã e Júlio César no Dragão. Apesar disso, o Altos seguiu melhor na partida, tomando as iniciativas e marcando presença na área goiana.
Aos 11 minutos, Joelson escapou da marcação atleticana e entrou na grande área, e acabou sendo puxado por Hugo Gomes, em mais um pênalti para o time nordestino. Na cobrança, Joelson bateu à meia-altura, parando em defesa de Kléver. Após desperdiçar a penalidade, o Jacaré sentiu e teve uma queda no desempenho. Aos 13 minutos, após um cruzamento de Jonathan, Hugo Gomes, o mesmo que cometeu o pênalti, subiu sozinho e cabeceou forte, sem chances a Gideão: 1×1.
O empate animou a equipe goiana, que foi para cima, tentando a virada. No entanto, acabou deixando espaços para as jogadas rápidas de Esquerdinha, que em uma oportunidade aos 30 minutos, conseguiu realizar a jogada do gol. Após rápida investida, cruzou rasteiro, a bola passou por quase toda a área e Joélson, o mesmo que perdeu o pênalti, apareceu livre para se redimir: completou para o fundo das redes, recolocando o Altos em vantagem: 2×1.
Com o placar positivo, o time piauiense apenas administrou o jogo. Perdido em campo, o Atlético não conseguia criar jogadas, nem mesmo na base do “abafa” nos minutos finais. Aos 50 minutos, o árbitro encerrou o confronto, confirmando a bastante comemorada classificação do Jacaré e a frustrante eliminação goiana: Altos 2×1 Atlético.
FICHA TÉCNICA
ALTOS-PI 2 x 1 ATLÉTICO
1º Fase Copa do Brasil
Local: Felipe Raulino (Altos-Pi)
Data: 07/02/18
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos (MA) e Carlos André Pereira Sousa (MA)
4º árbitro: Diego da Silva Castro (PI)
Gols: Manoel (ALT) aos 34′ 1T (1-0); Hugo Gomes (ACG) aos 12′ 2T (1-1) e Joelson (ALT) aos 25′ 2T (2-1).
Cartões amarelos: Dos Santos (Altos) Rodrigo e Wesley Natã (Atlético)