Entre os dias 11 e 16 de outubro, acontece em João Pessoa (PB) mais uma edição das Paralimpíadas Universitárias. O estado de Goiás conta com 30 representantes de diferentes modalidades e universidades, sendo que o objetivo da competição é oportunizar um ambiente para o desenvolvimento dos destaques esportivos paralímpicos.
Mais dos esportes paralímpicos
Goianas vão ao pódio no Brasileiro de Vôlei Sentado
1º Seminário do Centro de Referência Paralímpico de Goiás
Nas Paralimpíadas Universitárias 2022, estão em disputa as seguintes modalidades: atletismo, basquete 3×3, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Goiás tem representantes em seis desses sete esportes.
O atletismo é aquele que conta com o maior número de atletas do estado. Ana Aurélia, Dayana Moraes, Lucas Vitor e Thiago Faria são da UniRV; Ribamar Rodrigues e Uárlio Barbosa estudam na Estácio; Túlio Alves, na PUC; Geovana Ramos, na UEG; e Walisson Henrique, na UFG.
No judô, Goiás terá outros representantes nas Paralimpíadas Universitárias. Tratam-se de João Victor Santana e Robson Soares, da UFG; Mayco de Souza, da Estácio; Gabriela Vieira, da Unicamps; Isabelly Sthéphany, da Cruzeiro do Sul; Maria Taynara, da Unip; e Jefferson Inácio, da Universo.
A natação também possui uma quantidade considerável de atletas. João Vitor Batista e Paloma Silva frequentam a Unicesumar, Genilton Ribeiro é da Estácio, Geovanna Soares é da PUC e Rafael Reis, da UEG.
No tênis de mesa, Thais Fraga representa a Estácio nas Paralimpíadas Universitárias, Oscar Junior é do IFG e Fernando Maike, da UFG. Israel Ferreira, por outro lado, não teve a sua faculdade detalhada na tabela da delegação de Goiás, mas estará participando.
Por fim, Adrick Miranda, da Estácio, e Raysson Ferreira, da UEG, são os atletas do parabadminton, e Cristine Felten, da UniRV, é da bocha. Caio César e Fabrício Gomes, ambos da UFG, são os atletas-guia.