A delegação goiana fez bonito na fase regional das Paralimpíadas Escolares. Foram 48 medalhas conquistadas em Brasília, no torneio que se encerrou na última sexta-feira (12). Destas, 34 foram de ouro, 11 de prata e três de bronze.
Goiás teve 31 atletas na disputa, nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Os medalhistas garantiram classificação para a fase final, em novembro, em São Paulo.
Mais do esporte em Goiás
Goianos são convocados para seleção de taekwondo
A modalidade mais premiada foi o atletismo, que subiu ao pódio 31 vezes. Um dos destaques da equipe foi o corredor Ryan Pablo, que conquistou a medalha de ouro nos 100, 400 e 1.500 metros, na categoria T37.
O atleta de 17 anos foi medalhista nas três provas da edição de 2021 das Paralimpíadas Escolares, e espera repetir o feito em novembro. “Treinei forte por um ano para chegar bem preparado aqui, para conseguir as medalhas e a classificação para São Paulo. Estava um pouco tenso, mas deu tudo certo”, comemorou o corredor.
A natação teve 13 medalhas de ouro e uma de prata. O destaque foi para Alan Wallison, que venceu as cinco provas que disputou: 50 metros livre, costas e borboleta, 100 metros livre e 200 metros Medley.
Goiás também não passou em branco na bocha, com medalhas de ouro para Lucas Gabriel e Paulo Henrique Oliveira, e prata para Calebe Gaspar.
Dentre 10 estados, Goiás foi 3º na bocha, 3º na natação e 3º geral.