Match Day – Por Murilo Reis

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O mercado do futebol ao primeiro olhar é o sonho de qualquer profissional da área de marketing. Trata-se de um “produto“ que não corre o risco de ser substituído por outro do mesmo ramo. O torcedor pode estar mais ou menos apaixonado, mas jamais trocará de time. A paixão do cliente futebol é insubstituível.

O que pode ocorrer é o natural e recorrente envelhecimento do fã. É algo notado em times que ficam muitos anos sem conquistar um título ou vitórias expressivas diante de rivais.

Na contramão desta realidade, posso enumerar alguns outros fatores que dificultam a gestão de um clube e tiram o sono dos dirigentes. A violência gerada por parte das torcidas organizadas, por exemplo, afasta as crianças dos estádios e permite que cresça a quantidade de vândalos, que, tem como último objetivo contribuir verdadeiramente com o clube.

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Sendo o clube a favor ou não das torcidas organizadas e suas consequências, o que precisa ser pensado por parte dos gestores é como fazer do jogo de futebol uma experiência positiva e atraente para os consumidores.

O futebol precisa ser visto e vivenciado como um entretenimento, com atrações que vão além de um simples jogo. O ”Match Day” corresponde ao dia de jogo e todas as atividades que giram em torno da partida.

É muito importante o envolvimento e a participação ativa do espectador. Afinal, são eles que vão atrair e desenvolver novos e fiéis consumidores.

O primeiro passo é conhecer o torcedor em geral. Qual a escolaridade, renda, idade, filhos, como ele se desloca, as preferências e os motivos por ser um fã do clube. Depois, é preciso entender qual é a expectativa do seu atual cliente, procurar saber o que está positivo, o que está negativo e o que está faltando pra ele no ambiente do jogo. Iniciando na compra antecipada do ingresso, passando pelo deslocamento, estacionamento, bilheteria, catraca, banheiros, alimentação, assento, internet, souvenir, placar eletrônico, sinalizações, atrações antes e no intervalo da partida, e por fim a saída do estádio.

Com essas informações em mãos, é hora de avaliar o orçamento disponível e relacionar com o que é possível ser feito. E estudar quais ações serão desenvolvidas para atender o torcedor com qualidade e eficiência, sempre com o objetivo de satisfação para gerar mais adesão e consequentemente maior resultado financeiro.

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