A Bolsa Pró-Atleta, um programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás, conseguiu um feito inédito em 2021. Pela primeira vez, o projeto pagou todas as 12 parcelas mensais do ano, culminando em um investimento recorde de R$ 3 milhões. Um número de 600 atletas são beneficiados pelo projeto estadual.
Mais do esporte goiano
Dois goianos conquistam títulos no Brasileiro de Paraciclismo
Campeonato Goiano de Jiu-Jitsu acontece neste fim de semana
De acordo com o Governo de Goiás, todos os pagamentos foram realizados dentro do cronograma estabelecido no início do ano. O dinheiro investido foi destinado aos custos dos atletas em treinamentos e competições, como hospedagens, viagens e alimentação. Os recursos do Pró-Atleta foram recebidos diretamente em um cartão do programa, facilitando o planejamento dos beneficiados.
Entre os 600 atletas contemplados pela bolsa, destacam-se quatro jogadoras de vôlei sentado que integraram a Seleção Brasileira Feminina durante as Paralimpíadas de Tóquio. São elas Jani Freitas, Ádria Jesus, Pâmela Pereira e Nurya Almeida. Um total de 10% dos recursos do Pró-Atleta, inclusive, são reservados para o paradesporto. Além delas, diversos nomes importantes no cenário nacional fazem parte do programa, como o paraciclista Victor Luise e o piloto de jet ski Davi Prado.