Na última quinta-feira (19), o Goiás finalizou o primeiro turno da Série B de 2021. Considerando apenas a era dos pontos corridos da competição nacional, este foi o ano de melhor pontuação do esmeraldino, segundo levantamento feito pelo jornalista Gerliézer Paulo. No momento, o alviverde goiano ocupa a segunda posição na tabela de classificação.
Mais do Verdão
Goiás vence o Brusque e assume vice-liderança
Alef Manga projeta início de segundo turno
Desde que os pontos corridos tomaram conta do Brasileirão Série B, a partir deste século, o Goiás está em sua sexta participação no torneio. Em 2011, o clube fechou o primeiro turno em 8º lugar, com 28 pontos. Na temporada seguinte, o Verdão melhorou seu próprio desempenho e terminou em 5º lugar, com 33 pontos.
A marca persistiu por quase uma década, considerando que a equipe fez 20 pontos no primeiro turno de 2016 (ficando em 17º lugar), 23 pontos em 2017 (14º lugar) e 27 pontos em 2018 (9º lugar). Agora, com os 34 pontos e a vice-liderança alcançados, o Goiás conseguiu firmar a sua melhor exibição na primeira metade da Série B de pontos corridos.
Melhor defesa
Esses não vêm sendo os únicos bons números do esmeraldino. Com apenas dez gols sofridos em 19 jogos, o Verdão terminou o turno com a melhor defesa do campeonato. A segunda melhor foi a do Avaí, com 13 gols sofridos, a efeito de comparação. Além disso, o Goiás é a equipe com menos derrotas até aqui, três reveses, ao lado do líder Coritiba.
Em compensação, o alviverde ainda está devendo um pouco em seu setor ofensivo. Com 20 gols marcados, o time tem o segundo pior ataque entre os dez primeiros colocados, ao lado do CSA e atrás apenas do Operário. Outras equipes mais embaixo na tabela, como o Vasco (11º), o Brusque (13º) e o Cruzeiro (14º), também possuem mais bolas na rede do que os goianos.
Próximo compromisso
Com uma campanha sólida até o momento, o Verdão busca se solidificar cada vez mais no G-4 e seguir na caça ao líder Coxa, atualmente com dois pontos de vantagem. O próximo jogo do esmeraldino é já neste domingo (22), na Serrinha, perante o quinto colocado Sampaio Corrêa, a partir das 16h. Um confronto direto pelo acesso, em que o Goiás tentará engrenar a terceira vitória consecutiva pela primeira vez na Série B de 2021.