Paulistas dominam Xadrez do JUBs; Paraná também se destaca

0
18
Foto: Divulgação Face CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário)

O Xadrez já teve definido seus campeões do último domingo, 22. No masculino, triunfo de Ricardo Japiassu, de 23 anos, aluno de Medicina e representante da CEUB-DF. No feminino, vitória de Julia Alboredo, de 20 anos, estudante de Química e atleta da Faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Como foi no feminino

Júlia comemorou muito a conquista, pois já foi derrotada por Ellen Bail (UFPR) ano passado pelo Brasileiro sub-20. A paulista disse ter tido pouco tempo para treinar nesse JUBs, usou de estratégias de jogo, e apesar de empatar a última partida contra Ellen, ficou com o título.

— É uma honra participar de uma competição tão reconhecida no país. Agora é tentar representar bem o Brasil no Mundial ano que vem — disse Júlia Alboredo.

Estiveram no pódio ainda, Kathiê Goulart, da UNESC-SC e Ellen Bail, da UFPR-PR, na segunda e terceira posição, respectivamente.

No masculino, vitória de Ricardo na última partida

Ricardo Japiassu, estreante no JUBs, enfrentou João Paulo Marques, do ITA-SP, e venceu na sua última partida conquistando o título. “Eu era pré ranqueado. Tinham quatro favoritos, como o pessoal do ITA-SP, que são muito fortes. Eu não esperava de jeito nenhum”. Na segunda posição ficou José Ricardo Santana, da UFPE-PE, e na terceira Luís Gustavo Gomes, da UFRJ-RJ. A segunda e terceira posição foram definidas pelos critérios de desempate.

Por equipes

No feminino de equipes, Paraná ficou com o título: brilhou a dupla Tayra Tavares (23 anos, estudante de Nutrição) e Taynara Leszczynski (20 anos, estudante de Letras) da Unicesumar, de Maringá (próxima sede do JUBs). Elas ainda elogiaram o nível da competição. “Acho que pelo fato de o campeonato estar mais difícil, a gente jogou melhor. Nos empenhamos mais e tivemos paciência”.

As representantes de Maringá foram a segunda dupla da cidade a subir ao pódio no domingo (as primeiras foram Nicolly Bittencourt e Monique Rusch, da Uningá-PR, que ficaram na 3ª posição pelo vôlei de praia).

Na segunda posição veio a UFRN-RN, representada pelas atletas-alunas Irene Pinheiro e Ana Paula Sallaberry. Completando o pódio, na terceira colocação ficou a UFC-CE, das atletas Vanessa Rodrigues e Julia Gomes.

No masculino por equipes, estreantes, a dupla João Paulo Marques (21 anos, estudante de Engenharia Civil) e Nicolas Miquelin (21 anos, estudante de Engenharia Aeroespacial), do ITA-SP, ficou com a conquista. A prata foi da UFRJ-RJ, com Luís Gustavo Gomes e Kauan Flach. Já o bronze ficou com Vitor Rocha e José Murilo Gomes, da UFRN-RN.

Goianos

Goiás foi bem representado na modalidade do Xadrez. No masculino, Gabriel Gonzaga Garcia (PUC/GO) terminou na 8ª posição, com 5 pontos (4 vitórias) no torneio. Gustavo Queiroz dos Santos Silva (UFG/GO) acabou na 10ª colocação, com 4 pontos e meio (4 triunfos). Já William Kenji Okada (UFG/GO) foi o 16º, com 4 pontos (4 resultados positivos).

No feminino, Giovanna Silva Cavalcanti Puglisi (UFG/GO) ficou na 24ª posição, com 3 pontos e 3 vitórias. Um lugar abaixo terminou Júlia Marzanatti Gattamorta (UFG/GO), com campanha semelhante. Lange Cristina Matsunaga (UFG/GO) teve duas vitórias e acabou com dois pontos, na 30ª colocação.

Colaborou: assessoria de comunicação dos JUBs Goiás

Comentários

comentários