O que se viu no simpósio realizado pelo Planalto Esporte Clube, não foi somente uma palestra sobre educação financeira. Mas sim, um momento de reflexão sobre o papel do futebol na vida dos jovens, seja dentro ou fora de campo.
Para Hugo de Marchi, um dos treinadores do sub-19 e coordenador técnico da Academy Pescara Calcio, o evento foi além do esperado. Ele valorizou a iniciativa, acrescentando que o apresentado vai além da responsabilidade financeira. “Hoje nós estamos vendo o real significado da palavra formação”, frisou ao Esporte Goiano.
Mais da base goiana:
CEO do Planalto E.C. fala sobre simpósio de educação financeira: “ir além do futebol”
Hugo destacou que o trabalho feito com os jovens atleta reverbera muito além do gramado. Afinal, o entorno dos jogadores envolve suas famílias, na ampla maioria das vezes. Portanto, o impacto de uma falha de gestão financeira não é apenas individual.
“O grande problema de não haver uma educação financeira não é somente o mal que ele faz a si mesmo, mas isso repercute também em toda a família.”
A importância da educação financeira no futebol
A ausência de educação financeira, tema central do encontro, tem consequências sérias na vida de muitos jogadores. “Desde o início da carreira a gente acompanha alguns companheiros que eram muito bons tecnicamente, mas não tiveram uma educação financeira e, nesse trajeto, se perderam.”
Por isso, o dirigente enxerga com bons olhos a iniciativa do Planalto em olhar para além do desempenho esportivo: “O Planalto já começou a dar uma importância maior, não somente naquilo que o atleta entrega dentro de campo, mas naquilo que ele leva também para casa.”