Goianos se destacam e são apontados como futuro do taekwondo brasileiro

702
Anúncio

Nos últimos anos, o taekwondo tem ganhado mais praticantes e, aos poucos, vem conquistando mais público. E a tendência é que o esporte se desenvolva ainda mais no Estado de Goiás. Isso porque vários atletas goianos têm se destacado em competições nacionais e até internacionais.

(Foto: Vitor Monteiro/Esporte Goiano)

Em entrevista ao Esporte Goiano, Edgar Guimarães, técnico da Seleção Goiana de Taekwondo, falou sobre a evolução da modalidade no país. “O Brasil hoje tem uma medalha de bronze olímpico, com o Maicon Andrade (peso pesado). As competições nacionais são super disputadas. Não existe mais aquela hegemonia de São Paulo dominar. O Nordeste é uma grande força, Goiás é um celeiro de campeões. Somos referência das categorias cadete e júnior. Estamos caminhando na categoria adulto. Além disso, o master de Goiás sempre se destacou”.

Edgar comentou ainda que a Federação Goiana de Taekwondo tem trabalhado de olho nos próximos jogos Olímpicos, que serão realizados em Tóquio. “O planejamento é médio-longo prazo. Começamos em 2013 e podemos ser cobrados nas Olimpíadas de 2020”, ressaltou. O treinador citou algumas das principais promessas goianas. “Valeria Rodrigues, Dangela Guimarães, Lucas Vieira, Matheus Magalhães, Gabriel Marques e Fernando Manresa são fortes nomes para o futuro da modalidade no Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da escola para a vida

Natural de Pires do Rio, Rafael Oliveira coleciona campanhas de destaque, como o vice no brasileiro universitário 2015, da Copa do Brasil de Lutas 2016 e bronze no poomsae (categoria individual sub-30). Hoje com 27 anos, destacou como conheceu a modalidade. “Conheci na época de escola. No ensino fundamental, eu vi o pessoal treinando, me interessei bastante, comecei a praticar e estou até hoje no esporte”.

(Foto: Vitor Monteiro/Esporte Goiano)

Com boas campanhas no sub-30 e universitário, Rafael elogiou a competitividade, ressaltando que o nível dos participantes tem evoluído bastante nos últimos meses. O atleta também falou sobre o público, cada vez mais acostumado com o esporte.”Principalmente após os jogos olímpicos e a divulgação na novela Malhação, o Taekwondo tem ganhado cada vez mais adeptos e mais público acompanhando s competições”.

Jovem talento

(Foto: Vitor Monteiro/Esporte Goiano)

Dangela Guimarães, de 16 anos, é destaque nas categorias de base da seleção Brasileira. Inspirada na britânica Jade Jones, campeã olímpica, a jovem já conquistou vários títulos pelo país, além do campeonato sul-americano, pan-americano. Em 2016, terminou na 7ª colocação do Mundial. No último final de semana, a atleta venceu a Seletiva Brasileira da categoria adulto até 49 kg. Com isso, irá disputar o Grand Slam Adulto e Júnior.

A importância do esporte também foi destacada por Dangela. “Acredito que o esporte salva crianças e adolescentes das ruas, das drogas, de outros problemas. Para mim, o esporte é tudo. Comecei a praticar com 6 anos, com meu pai. Hoje sou acostumada a treinar e me esforçar ao máximo pelos meus objetivos”.

Futuro

(Foto: Vitor Monteiro/Esporte Goiano)

A primeira etapa do Campeonato Goiano de Taekwondo foi a primeira competição de Luis Alberto Silva Rodrigues, de 6 anos. E o garoto não titubeou quando perguntado qual seu esporte preferido. “Taekwondo. É o que mais gosto”.  Gislene Ester da Silva, mãe de Luis, aponta a prática esportiva como fundamental para o desenvolvimento do filho. “Acho muito importante incentivar os filhos a participarem de algum esporte. Pela questão da disciplina, de amizade. Depois que ele começou, ficou mais disciplinado em casa, na escola.

O segundo desafio de Luís como atleta será “em casa”. No dia 23 de abril, Ipameri recebe a segunda etapa do Campeonato Goiano da modalidade.

Veja também:
Entenda as novas regras do taekwondo
Atleta, vereador prestigia torneio e defende projetos para o esporte
anúncio

Comments are closed.