5.6 C
New York
sexta-feira, agosto 1, 2025
InícioMais EsportesLutasDe volta ao MMA, Magal comenta sobre motivação, corte de peso e...

De volta ao MMA, Magal comenta sobre motivação, corte de peso e convite de lenda

Natural de Alexânia e com forte ligação com Anápolis, o lutador goiano Júnior Magal viverá, nesta sexta-feira (1º), um dos maiores desafios de sua trajetória no MMA. Aos 36 anos, o campeão mundial e sul-americano de jiu-jitsu encara Edilberto “Crocotá”, ex-UFC e veterano do esporte, em uma das lutas principais do Shooto Brasil 131, tradicional evento que será realizado em Brasília (DF).

Apesar de reconhecer o desafio físico e mental da preparação, principalmente no que tange o corte de peso, Magal encara o processo com realismo e paixão pelo esporte. “Vou ser sincero para você, cara. Sair na porrada lá, eu acho que é a parte mais fácil. Porque o treinamento e a perca de peso, cara, vou falar um negócio para você, é foda, viu? Igual, meu peso normal é 95 quilos, né? e eu estou baixando para 84 quilos então querendo ou não, sofre. Não é fácil, mas é o que eu escolhi, é o que eu gosto”, disse ao Esporte Goiano.

Mais das lutas em Goiás:
Goianos são convocados para representar o Brasil no Mundial de Karatê, na Turquia!
Vice-brasileira, Liandra Guedes fala sobre importância do Kung-Fu: “é a paixão da minha vida”!

- Anúncio -

Apesar da parte complicada, o lutador goiano reconhece o trabalho feito visando a combate. Júnior Magal salienta que, embora o tempo longe afastado do octógono, sempre esteve com a preparação ‘na ponta dos cascos’, se mantendo ativo nos tatames do jiu-jitsu. “Sempre treinando, sempre competindo em alto rendimento. E agora é MMA, né? E vamos aí, vamos ver o que dá. Mas a expectativa boa. Estamos confiantes.”

Panorama do combate

Com ampla experiência no jiu-jitsu, levar a luta para o chão pode ser um caminho para Magal (Foto: Reprodução/Instagram)

Do outro lado do octógono estará Crocotá, baiano de 42 anos e dono de um cartel com 30 vitórias, 19 derrotas e dois empates. O adversário tem rodagem internacional e pode estar se despedindo do MMA.

“O Crocotá é um cara bastante experiente, um cara de 52 lutas, já lutou com todo mundo, já treinou com todo mundo. […] Vai ser uma luta muito boa. Eu também já lutei no mundo inteiro. […] Vão ser duas experiências, né? De volta no octógono e vendo quem se sai melhor.”

Sobre como será o desenrolar a luta, ele acredita que Crocotá deve buscar manter o combate em pé, devido ao jiu-jitsu afiado do goiano. No entanto, Magal afirma estar preparado para qualquer situação dentro do octógono, seja na trocação franca ou na luta agarrada.

Convite de lenda para lutar ‘perto de casa’

DEDE PEDERNEIRAS
Dedé Pederneiras (de azul), com alguns de seus ex-alunos ao fundo (Foto: Reprodução)

O chamado para lutar no Shooto Brasil veio de uma figura emblemática do cenário dos esportes de combate nacional. “Cara, eu fiquei muito honrado quando o Dedé [Pederneiras] me mandou mensagem, né? […] Ele achou que seria uma luta interessante. E eu fiquei muito honrado quando um cara igual o Dedé liga pra gente. É sinal que o trabalho está sendo bem feito.”

Dedé Pederneiras é um dos principais nomes do jiu-jitsu e do MMA no Brasil. Lutou nos principais eventos enquanto atleta, mas foi como treinador que teve o reconhecimento alçado. Entre os seus mentorados, destaque para José Aldo, Renan Barão e B.J. Penn, todos ex-campeões do UFC.

Com o convite da lenda, a finalização perfeita foi o local do Shooto Brasil 131: Brasília. O que, segundo Júnior Magal, é um combustível extra. “Está praticamente em casa, né? […] Vamos levar uma torcida boa, né? Umas 30, 40 pessoas e fora a galera que vai acompanhar pelo PPV.”

Por fim, após o Shooto, o lutador já projeta o próximo desafio: o Panamericano Nogi, nos Estados Unidos. “Depois dessa luta, eu tenho o Panamericano nos Estados Unidos sem pano, o Nogi. Vou descansar uns 10 dias e já vou embarcar para os Estados Unidos para terminar a preparação”.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.
Samih Zakzak
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Repórter do Esporte Goiano e da Rádio São Francisco (Anápolis). Gosta de esportes pra (censurado).
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!