5.6 C
New York
quinta-feira, setembro 12, 2024
InícioFutebolBaseBrasileirão de Aspirantes: Goiás confirma participação, Vila tem interesse e Atlético-GO avalia

Brasileirão de Aspirantes: Goiás confirma participação, Vila tem interesse e Atlético-GO avalia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende organizar, ainda em 2024, o retorno do Brasileirão de Aspirantes ao calendário do futebol nacional. De acordo com o jornalista Victor Pimenta, o Goiás confirmou que vai participar, e deve usar sua equipe sub-20. Além disso, segundo o jornalista Felipe André, o Vila Nova também tem interesse em jogar a competição, e o Atlético-GO avalia a possibilidade no momento.


Mais da base goiana:
No Brasileirão sub-20, Goiás perde para o Santos e Atlético-GO empata com o Botafogo

Inicialmente, o campeonato está previsto para acontecer entre os meses de setembro e novembro. Além disso, o regulamento da competição vai permitir que os clubes utilizem jogadores que tenham entre 17 a 23 anos. Todavia, diferente das edições anteriores, ainda não se sabe se haverá uma permissão para convocar três atletas acima do limite de idade para cada partida, e a fórmula de disputa também segue indefinida.

- Anúncio -

Na temporada anterior (2023), houve um interesse de organizar a competição através de uma liga independente de aspirantes. Contudo, as federações estaduais e a confederação nacional não apoiaram o projeto. Agora, em 2024, a CBF ofereceu um suporte para que a ideia saia do papel, e deve pagar 25 passagens e 25 hospedagens aos times para cada jogo. Caso a distância seja maior do que 800km, as viagens serão de avião.

O Brasileirão de Aspirantes aconteceu durante seis anos consecutivos, de 2017 até 2022, quando teve sua última edição. Com relação às participações goianas, o Goiás jogou duas vezes (2018 e 2019), o Atlético-GO uma (2018), e o Vila Nova duas (2020 e 2022). Inclusive, logo na primeira participação, o colorado foi vice-campeão do torneio, pois perdeu a final para o Ceará (agregado de 3×3 no tempo normal, e 4×2 nos pênaltis).

Para uma possível edição na temporada atual, a CBF já obteve confirmações de outros 14 clubes que querem participar, além do esmeraldino goiano. São eles: Athlético-PR, Bahia, Cuiabá, Criciúma, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Red Bull Bragantino, Vasco da Gama, Avaí, Ceará, Coritiba e Sport Recife. A intenção da entidade, até então, é organizar o torneio com 16 equipes no total.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Matheus Oliveira
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do Doutores da Bola - UFG, apaixonado por esportes e estagiário do Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P