A Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia conquistou, na sexta-feira (12), a 2ª divisão do Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas. Na grande final, em Niterói-RJ, a Adap/Aparecidense bateu a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima-AL), por 53×31. Dessa forma, os goianos retornaram à elite da modalidade, e irão disputá-la novamente em 2026.
Mais do basquete goiano:
Veja como foi a decisão da 2ª divisão masculina;
Adfego/Goiás conquistou o vice-campeonato na 1ª divisão de 2025
Na fase de grupos, a Adap terminou na liderança do grupo B, pois venceu os três jogos. Os adversários e placares foram: Sabres-SP (82×32), Asped-RS (61×24) e Adesc Senador Canedo (também de Goiás – 77×37). Já na semifinal, a Aparecidense bateu a ADD Magic Wheels-SP, pelo placar de 57×42. O melhor em quadra nos dois últimos jogos do Camaleão goiano, inclusive, foi o argentino Daniel Copa, que também foi eleito o melhor atleta do campeonato.

Agora, a Adap/Aparecidense retorna à elite, e o time havia disputado ela pela última vez em 2024, quando acabou sendo rebaixado. Vale destacar que, na edição da 1ª divisão de 2025, a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás foi vice-campeã. No caso, a Adfego/Goiás perdeu a final para o CAD/Rio Preto-SP, por 60×48.

