ACAD saúda os 207 anos do Bairro de Campinas e o Estádio Antônio Accioly

0
55
Foto: Internet / Reprodução

O Bairro de Campinas, carinhosamente chamado de “Campininha das Flores”, comemora neste sábado, 08 de julho de 2017, 207 anos.

Frente a tão relevante celebração a Associação de Torcedores do Atlético Goianiense – Antônio Accioly (ACAD) não poderia deixar de registrar sua saudação ao bairro que deu origem a nossa capital. Sabemos que em Goiânia infelizmente nossa memória tem sido cada vez mais atacada e destruída, são poucas as construções históricas que se mantêm em pé, cada dia mais avançam os frios arranha céus, lojas, hipermercados, shoppings e condomínios horizontais, enquanto põem-se abaixo lugares de referência coletiva e espaços de integração comunitária. Em Campinas resistem: a Praça Joaquim Lúcio e seu Coreto, a Praça da Matriz e sua bela igreja, casas e casarões antigos, a Biblioteca Municipal onde funcionava o antigo Palace Hotel, os Mercados Municipais de Campinas e da saudosa Vila Operária, o Cemitério Santana, os Colégios Santa Clara, Pedro Gomes e Castelo Branco, e a joia maior que relembra as glórias da “Campininha”, o Estádio Antônio Accioly.

Hoje a batalha empreendida pela ACAD é pela valorização de Campinas, através da luta incansável para que o Estádio Antônio Accioly volte a sediar os jogos do Atlético Goianiense no Campeonato Goiano. Sabemos que com o retorno do Accioly toda a comunidade só tem a ganhar – os comerciantes, ambulantes e moradores da região – constituindo-se mais uma opção de lazer e movimentando a economia local. Quem também irá comemorar muito será o torcedor do Rubro-Negro de Campinas, que vai rever seu clube jogando em casa, curtir aquele ambiente familiar que só o Accioly e Campinas proporcionam. Por fim ganha o Atlético, que deixa de pagar aluguel de estádio ao Governo de Goiás, verá público e renda crescerem, agremiará novos torcedores, estará valorizando e investindo no seu próprio patrimônio e fazendo jus ao termo de doação de quando recebeu a área do Estado, que dizia que a localidade deveria atender função de esporte e lazer.

No ano de 2017, onde o filho notável de Campinas, o time de futebol mais antigo da capital, o Atlético Goianiense, faz 80 anos, jogando o principal campeonato de futebol do país, a série A do Campeonato Brasileiro, com um orçamento um pouco maior do que nos últimos anos, esperamos que a Diretoria do clube possa investir na conclusão da reforma do estádio, contribuindo assim com a valorização de Campinas, e dando como presente aos campineiros a volta do Estádio Antônio Accioly. Serão por isso eternamente lembrados esses dirigentes, e tal qual nosso patrono, Antônio Accioly terão gravados seus nomes na história do Dragão, e de Campinas.

A ACAD vem também fazendo sua parte, lançou campanha para arrecadar 500 sacos de cimento e assim ajudar na reforma de nosso Estádio, é hora do torcedor abraçar essa causa. Entre em contato com a ACAD e contribua também. Sabemos que a força e o empenho da torcida são fundamentais. Afinal foi graças à mobilização de torcedores, nos anos 2000 e 2001, como Horieste Gomes, Professor Juarez Barbosa, José Mendonça Teles, Ivo de Oliveira, à Associação dos Moradores de Campinas, AMOCAMP, e tantos outros, é que foi derrotada a proposta de destruir um dos maiores patrimônios de Campinas, o Estádio Antonio Accioly, para fazer um Shopping Center. Depois, em 2004 e 2005, o Estádio foi reerguido devido ao esforço de notáveis atleticanos e também pelas campanhas, arrecadação de material e engajamento de outra Associação de Torcedores e Campineiros, a ATAC. Nesse ano de 2017 sabemos que falta pouco para ver Campinas mais feliz, com sua praça esportiva reativada, é a hora de torcedores, sócios, conselheiros, diretores e campineiros se unirem rumo a esse objetivo comum.

E sigamos valorizando nossa história, nossa memória, e a partir dela pavimentando nosso futuro, pois como diz o grito da Torcida Dragões Atleticanos (TDA): “Somos do Bairro de Campinas, Bairro de Luta e Tradição”.

 

Paulo Winícius Teixeira de Paula é Associado da ACAD-Associação Antônio Accioly.  Mestre em História pela UFG, Professor do Curso de História do IFG, e Sócio Proprietário do Atlético Clube Goianiense. Email: [email protected]

Comentários

comentários