Eliminado na primeira fase, na 17ª posição geral, o vôlei masculino teve sua pior participação da história na última edição dos Jogos Olímpicos, disputados em Paris, na França.
Dessa forma, em Los Angeles 2028, a equipe busca dar uma resposta e reafirmar a força da modalidade no país. Em entrevista ao Globo Esporte, o central da Seleção Brasileira, Flávio, relembrou sobre o péssimo desempenho em Paris, mas apontou que serve como aprendizado para trilhar um novo caminho em LA28.
“O aprendizado que fica é que a gente provou, sentiu esse gosto amargo na boca e não quer isso mais. É início de ciclo, um grupo reformulado, com vários jovens a serem lapidados, mas estamos no caminho certo”, destacou.
Por outro lado, o time feminino conseguiu a medalha de bronze, mas também quer ir além na próxima edição. As mulheres buscam o ouro que não vem desde 2012.
À medida que o ciclo olímpico avança, cresce o interesse pelas seleções favoritas ao pódio — e o Brasil está entre elas. Prova disso são as cotações para o Brasil nos sites de apostas, que já apontam caminhos interessantes rumo a LA 2028. Pratique o jogo seguro.
Vôlei em LA 2028: Como será?
O cronograma e formato do vôlei em Los Angeles 2028 foi confirmado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Dessa forma, as datas serão as seguintes:
-
15 a 23 de julho — Fase preliminar, com quatro sessões diárias.
-
24 e 25 de julho — Quartas de final.
-
26 e 27 de julho — Semifinais.
-
28 a 30 de julho — Disputas de medalha (finais e jogos pelo bronze).
Portanto, o sistema de disputa do vôlei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 seguirá o formato tradicional da modalidade em Olimpíadas, com uma fase de grupos seguida por uma fase eliminatória (mata-mata).
Dessa forma, 12 seleções são divididas em três grupos, se enfrentando dentro da chave. Os dois melhores avançam, assim como as duas melhores terceiras colocadas.
Após isso, começa o mata-mata com as quartas de finais, semifinais e final, além da disputa pelo bronze, sempre em jogo único.
Sede em Anaheim (Honda Center)
A casa do vôlei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles está definida: o palco do espetáculo será a arena multiuso Honda Center, em Anaheim, sede do time de hóquei no gelo Anaheim Ducks.
“Este proeminente local do sul da Califórnia é o lar do Anaheim Ducks da NHL e hospeda uma variedade de eventos esportivos e shows, oferecendo suas comodidades de alto nível e assentos privilegiados para uma experiência inesquecível para os fãs”, destacou a nota oficial do Comitê LA 2028.
Vale destacar que o Honda Center, inaugurado em 1993, possui capacidade variável conforme a configuração do evento, podendo receber entre 13 mil e 19 mil torcedores.
A cidade de Anaheim, casa do Vôlei em LA 2028, fica a cerca de 40 quilômetros de Los Angeles e é conhecida mundialmente por atrair turistas ao Disneyland Resort, um dos complexos mais emblemáticos dos EUA, com quase 70 anos de história.
Secretário-geral da FIVB fala sobre vôlei em Los Angeles
O secretário-geral da FIVB, Hugh McCutcheon, ex-treinador da seleção americana de vôlei, comentou sobre as expectativas para o vôlei em LA 2028. Segundo ele, todos estão extremamente entusiasmados com as escolhas dos locais de disputa.
“Estamos extremamente entusiasmados com a confirmação desses locais e a oportunidade que eles representam para mostrar nossos esportes nos Jogos Olímpicos LA28. As competições em Paris-2024 mostraram o vôlei e o vôlei de praia no seu melhor, e estamos confiantes de que o LA-2028 continuará esse legado. A FIVB espera continuar a trabalhar em estreita colaboração com o Comitê Organizador, o COI e todos os nossos parceiros na preparação para o que promete ser uma Olimpíada excepcional”, destacou.
Além do vôlei de quadra, o vôlei de praia também terá sua sede fora de Los Angeles. A modalidade será disputada a cerca de 35 quilômetros, na cidade de Long Beach, na praia de Alamitos.

