5.6 C
New York
sexta-feira, dezembro 5, 2025
- Anúncio -
InícioDestaqueApós punições, Corumbaíba e Guilherme Motos perdem pontos; time de Edéia fica...

Após punições, Corumbaíba e Guilherme Motos perdem pontos; time de Edéia fica fora das semis do Goiano de Futsal

Após dias de julgamento, o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Goiana de Futsal puniu Corumbaíba e Guilherme Motos com a perda de pontos e multas por descumprimento do regulamento. O time tetracampeão estadual teve dedução de 12 pontos, enquanto o time de Edéia perdeu três pontos e, com isso, está fora das semifinais. O Instituto Set, então eliminado, salta para a faixa de classificação.

Guilherme Motos foi punido pelo não cumprimento de suspensão de atleta. Além disso, foi condenado a pagar R$ 300 de multa. Com isso, terminou a primeira fase com nove pontos, em quinto lugar, fora da faixa de classificação às semifinais. 

Já Corumbaíba foi punido em relação a utilização de atleta com idade menor do que permitido no regulamento. A punição foi aplicada em quatro jogos (dos cinco denunciados), deduzindo 12 pontos, além de multa de R$ 150 por partida, totalizando 600 reais. Desta forma, saiu da vice-liderança, com 23 pontos, para o quarto lugar, com 11.

- Anúncio -

Caso da Sociedade Esportiva Corumbaíba

A primeira pauta foi em relação ao Corumbaíba, que utilizou um atleta (Henrique) que não havia completado 17 anos até a data de início da competição, ponto que consta no regulamento. O parecer do relator informa que o atleta citado possui 16 anos, onze meses e nove dias (no dia do início do julgamento, 25), idade inferior a permitida.

O jovem foi relacionado em cinco partidas, mas a primeira destas (3 a 3 contra o Vila Nova, no dia 19 de setembro) foi retirada da lista. A justificativa é que a denúncia (desde jogo espeficamente) foi prescrita, por ter acontecido após o prazo de 60 dias, conforme prazo do CBJD (art. 165-A, § 2°).

De acordo com a decisão, Corumbaíba foi punido por “violação do art. 17, § 3º do Regulamento e, por corolário, as penas do art. 72 da mesma norma em consonância ao art. 214 do CBJD. Em decorrência disso, o clube deve perder o número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida e, reversão dos pontos à equipe adversária”.

Desta forma, Corumbaíba perde 12 pontos, referentes aos confrontos contra Instituto Set (dois jogos), Gyn City e Guilherme Motos. A punição, conforme escrita anteriormente, significa que o clube perde três pontos por jogo, independente de ter conquistado os mesmos três pontos em cada partida. Os adversários levaram os pontos, exceto o time de Edéia, que também usou atleta irregular no confronto contra a SEC. Com isso, nenhuma equipe pontuou na partida.

Caso Guilherme Motos

A equipe de Edéia foi julgada pela utilização do atleta Ian Lourenço Borges. O jogador participou de nove dos dez jogos da equipe, conforme constatado em súmulas, tendo cumprido suspensão após expulsão na primeira rodada.

Porém, levou o terceiro cartão amarelo no sexto jogo e acabou relacionado nos quatro jogos seguintes. Ou seja, não cumpriu suspensão “automática” pelo acúmulo de amarelos. 

A decisão do relator foi que o clube Guilherme Motos foi punido “por violação do art. 68, “a”, § 1º do Regulamento e, por corolário, as penas do art. 72 da mesma norma em consonância ao art. 214 do CBJD”. Porém, o tribunal levou em consideração o fato do clube ter vencido apenas um dos quatro jogos citados e fez a equipe perder os pontos apenas do jogo que havia vencido (Gyn City).

“Contudo, considerando que dos 4 (quatro) jogos a equipe sagrou-se vencedora apenas em 1 (uma) partida, mantenho os resultados daqueles jogos em que houve a perda do jogo. Em relação, aquele jogo vencedor decreto-lhes a perda de pontos, cujo pontos será revertido em favor da equipe OMNI, mantendo o resultado de campo”.

Como fica o Campeonato Goiano de Futsal adulto masculino?

Com as punições, as semifinais passam por mudanças, conforme boletim técnico divulgado pela FGFS. A Sociedade Esportiva Corumbaíba conclui a primeira fase não mais com 23 pontos e, sim, com 11. Ou seja, a equipe tetracampeã estadual termina em quarto lugar e vai enfrentar o Vila Nova, que foi líder, com 25 pontos.

O Formiguinhas/São Luís, com 20, terminou em segundo, e vai duelar com o Instituto Set, que salta de 7 para 13 pontos e confirma vaga nas semifinais.

Já Guilherme Motos fica com 9 pontos e perde a vaga nas semis, caindo para o quinto lugar. O lanterna Omni Gyn City conquistou, com as punições adversárias, seis pontos no campeonato. 

Confira a agenda das semifinais:
Sexta (5) – Ida
20h – Set x Formiguinhas São Luís – Ginásio de Campinas
21h – Corumbaíba x Vila Nova – Ginásio Manuel Cândido Neves (Corumbaíba)

Terça (9) – Jogos de volta
21h – Vila Nova x Corumbaíba – Ginásio de Campinas
21h – Formiguinhas x Set – Ginásio José Netto (São Luís de Montes Belos)

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.
Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano, comentarista da TV Brasil Central e da Rádio Positiva FM. Trabalhou também na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio Sagres, TV Sagres, jornal O Popular, MyCujoo, Eleven Sports e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) de Goiás.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!